De Parabéns a É o Tchan: Músicas contam ‘tempo ideal’ de lavar as mãos
A lavagem correta das mãos é parte fundamental do combate ao coronavírus – e de diversas outras doenças. Dorso das mãos, meio dos dedos, palma, debaixo das unhas e punho: provavelmente você já ouviu falar que o tempo ideal para a higienização é entre 20 e 30 segundos.
Para deixar esse momento descontraído – e até mais didático para as crianças – as redes sociais têm repercutido diversas “trilhas-sonoras” de poucos segundos para cantar no momento da lavagem.
Músicas populares como “Parabéns pra Você” e o hit Evoluiu, de “Kevin O Chris”, são alguns dos favoritos. Os refrões dos pagodes e axés do anos 90, como “Cheia de Manias” do Raça Negra e “Segura o Tchan” do É o Tchan, também são uma alternativa.
Para o biomédico patologista Jonathan Vicentt, a medida ajuda a lavar as mãos corretamente. “Muita gente pode utilizar sua música favorita e cantar o refrão pelo menos duas vezes. Todo o processo, do esfregar até o enxaguar, dura cerca de 50 segundos.”
Previna-se contra o Coronavírus: Trechos de musicas de pagode e axé anos 90 pra cantar enquanto lava as mãos por no minimo 20 segundos (eu cronometrei):
— ana de armas na gira de tranca rua parody account (@heptassilabo) March 12, 2020
A infectologista do Hospital Albert Sabin, Dania Abdel Rahman, explicou que a higiene de mãos adequada pode ser feita com qualquer solução alcoólica – em gel ou espuma – ou água e sabão. “O ideal é que ela seja feita sempre antes e após manusear alimentos, cuidados pessoais ou contato com boca, nariz e olhos”, orienta Dania.
Além disso, a infectologista é enfática ao dizer que esses cuidados são potencializados ao aliar a higiene correta com o ato de evitar aglomerações. “As pessoas tossem, espirram. Os vírus do coronavírus e da gripe são transmitidos por gotículas que ficam em superfície. É muito mais eficiente lavar as mãos do que usar máscara”, alerta a infectologista.
Jonathan Vicentt lembrou que a higiene é tão importante que tem até um data: 15 de outubro, Dia Mundial de Lavar as Mãos. “A técnica é super recomendada até pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como prevenção eficaz. Quando não tiver como lavar, é sempre bom usar o álcool gel. Ele também ajuda muito na higienização.”
A infectologista finaliza dizendo que o vírus, quando está nas superfícies, não sobrevive mais do que 24 horas. “Essa história de álcool não matar bactérias é mentira, ainda é o mais indicado para higienizar ambientes além dos produtos de limpeza. Vinagre, como circula em algumas fake news, não mata nada.”
Assuntos
continue lendo
Brasil
APS firma acordo para encerrar litígio sobre tarifa de acesso ao Porto de Santos
Com o entendimento, a APS deverá receber cerca de R$ 416,9 milhões. A autoridade receberá o recurso apenas após a homologação judicial do acordo
- Até quando vai o calor? Veja quando as temperaturas devem cair em SP e no Brasil Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Rio Grande do Sul tem alerta para temporais, granizo e ventos acima de 90 km/h Jovem Pan · há 7 horas
- Aeroporto de Confins volta à normalidade depois de suspender operações Agência Brasil · há 21 horas
- Aeroportos de Congonhas e Guarulhos têm voos cancelados por nevoeiro em SP Estadão Conteúdo · há 24 horas