Lessa diz que morte de Marielle teria ocorrido devido a grilagem em um dos cartórios mais rentáveis do Brasil
O ex-policial militar Ronnie Lessa revelou, durante sua delação premiada à Polícia Federal, que a morte da vereadora Marielle Franco teve a ver com esquema de grilagem de terras e fraudes em um dos cartórios mais lucrativos do Rio de Janeiro. Lessa, que é acusado de executar a vereadora e seu motorista Anderson Gomes em março de 2018, detalhou como operava a fraude no 9º Registro Geral de Imóveis (RGI), na zona oeste, uma área já conhecida por disputas de terra e violência. Segundo ele, essa rede de corrupção estaria diretamente relacionada ao assassinato de Marielle, que era uma voz ativa contra a grilagem na região.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
De acordo com Lessa, o esquema envolvia a regularização de terrenos adquiridos ilegalmente, com a ajuda de pelo menos três funcionários do 9º RGI, que recebiam propinas para facilitar o processo. Esses funcionários, descritos por Lessa como extremamente eficientes em “fazer miséria”, eram peças-chave na operação, garantindo que milicianos e paramilitares se beneficiassem da grilagem. Apesar das graves acusações, tanto a Associação de Registradores de Imóveis do Rio de Janeiro quanto o próprio cartório negaram veementemente qualquer envolvimento de seus funcionários com as atividades ilícitas mencionadas. A delação de Lessa levou à prisão de figuras políticas influentes, como os irmãos Chiquinho Brasão e Domingos Brasão, além do ex-chefe da Polícia Civil do Estado, Rivaldo Barbosa.
*Com informações do repórter Rodrigo Viga
Assuntos
continue lendo
Brasil
Mansão considerada mais cara do Brasil começa a ser demolida para dar lugar a condomínio
Imóvel, que já foi cenário de novelas da Rede Globo, é avaliado em R$ 220 milhões e dará lugar a um condomínio fechado com dez casas
- Incêndio atinge galpão da Ceagesp em São Paulo e mobiliza 16 viaturas Jovem Pan · há 4 horas
- Chuva derruba 28 árvores em São Paulo; 31 mil estão sem luz Estadão Conteúdo · há 17 horas
- Homem morre após carro saltar e capotar duas vezes em Santa Catarina Estadão Conteúdo · há 18 horas
- SP tem chuva no 1º dia de feriado prolongado; veja previsão do final de semana Estadão Conteúdo · há 20 horas