Primeira etapa do levantamento nacional sobre a Covid-19 encerra nesta terça

  • Por Jovem Pan
  • 19/05/2020 09h10
EFE/MONCLOA A expectativa é testar cerca de 33 mil brasileiros em cada etapa, sendo 250 pessoas em cada município selecionado

A primeira etapa do levantamento Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional termina nesta terça-feira (19). Até a segunda-feira, cerca de 15 mil pessoas no país fizeram o teste para saber se tiveram contato com o novo vírus. O objetivo é testar até 100 mil pessoas e saber com que velocidade a população está criando anticorpos para o vírus.

As regiões Norte e Nordeste foram as que mais aplicaram testes até o momento, somando 8.106 exames. O estudo, financiado pelo Ministério da Saúde, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul, e executado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), será realizado em três etapas e prevê em 133 municípios.

A proposta é analisar como a Covid-19 se propaga pelo país, por meio da testagem de anticorpos na população. A coleta de dados está sendo feita nos domicílios pelos profissionais do Ibope. Em cada casa, é escolhido um morador para participar do teste, um questionário sobre doenças preexistentes e possíveis sintomas da doença nos últimos 30 dias também é aplicado.

A expectativa é testar cerca de 33 mil brasileiros em cada etapa, sendo 250 pessoas em cada município selecionado. As próximas etapas de coletas estão previstas para 28 e 29 de maio e 11 e 12 de junho.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.