“Lidamos com herança muito difícil”, diz governador do MA após fim da hegemonia Sarney

  • Por Jovem Pan
  • 09/04/2015 15h03
Montagem/Folhapress Flávio Dino e José Sarney

Após quase 50 anos de hegemonia da família Sarney no Maranhão, o governador do Estado, Flávio Dino (PC do B) afirmou em entrevista a Jovem Pan que a gestão lida com “uma herança muito difícil, marcada pela má administração do dinheiro público, desvios e improbidades”.

Há quase 100 dias no cargo, o governador disse estar no caminho certo. “Estamos avançando, resolvendo problemas fiscais que tínhamos. (…) Estamos conseguindo fazer investimentos públicos na área da educação, segurança pública e saúde, de modo a fazer a virada de página que o Brasil espera que o Maranhão faça”. Ele citou entre as melhorias a mpliação no serviço educacional, o aumento do salário dos professores, a contratação de novos profissionais e o mesmo procedimento no setor da polícia. “Mantemos a esperança elevada na medida que as pessoas vêem, efetivamente, a sua vida melhorando”, destacou.

Dino explicitou, ainda, a gestão “honesta” e com “transparência” que ele faz e destacou o enfrentamento das dificuldades na prática citando o ajuste fiscal. “Nós temos feito o ajuste fiscal baseado na noção de otimizar gastos públicos, cortando gastos abusivos como terceirizações indevidas e contratos superfaturados. Estamos atacando esta área, o que tem permitido que façamos reduções de tributos, como no Turismo, combustíveis de aviação, dos ônibus urbanos, o que acarreta na redução da tarifa”, explicou.

Sobre as cenas de barbárie que vêm ocorrendo no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o governador disse já ter identificado a causa principal e que está mudando os recursos humanos. Além disso, Dino afirmou estar providenciando a rescisão de contratos dos funcionários, para que novos sejam contratados e a situação melhore. Ele ainda destacou a redução no número de mortes e fugas dos anos anteriores para 2015: “estamos tomando medidas gerenciais e administrativas para garantir que as taxas absurdas tidas em 2013 e 2014 sejam melhores neste ano”.

O governador concordou que o Brasil passa por uma grande crise e disse ter o desejo que “essa tempestade que o país passa seja transitória”. Em relação às manifestações marcadas para este domingo (15), que possuem como uma de suas bandeiras o pedido de impeachment da presidente Dilma, Flávio Dino diz ter “certeza absoluta” que ela concluirá seu mandato. “Não há nenhum caminho jurídico que possa levar a impeachment. É impossivel em termos constitucionais.

“Eu acho que estamos num cenário de muita dificuldade, nesse escândalo vergonhoso da Operação Lava Jato, por exemplo, caso da Operação Zelotes, caso do HSBC. São casos que assustam a população e tem que ser apurados e punidos”, disse. “Em alguns meses as coisas tendem a voltar à normalidade”, finalizou.

*Ouça a entrevista completa no áudio acima

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.