Líder do governo: redução de empréstimos da Caixa ao Nordeste não é ‘discriminação’
O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) disse nesta segunda-feira (5) que o governo de Jair Bolsonaro não faz qualquer tipo de “discriminação” com o Nordeste. O comentário do líder do governo no Senado ocorreu num evento em Sobradinho, no norte da Bahia, onde o presidente da República participou da inauguração de uma usina de energia flutuante.
“Nesses últimos 10 dias, saiu muita coisa na imprensa como se o senhor tivesse má vontade com o Nordeste. Primeiro, divulgaram que a Caixa Econômica Federal não estava liberando recursos para o Nordeste, que havia uma orientação do presidente da Caixa para travar liberações de financiamentos para municípios e Estados nordestinos”, disse Bezerra.
“Eu fiquei a indagar: eu, como líder do governo no Senado, como nordestino que sou, como pernambucano que sou, se em algum momento eu testemunhei ou ouvi o presidente da Caixa, o ministro da Economia ou o presidente da República fazer qualquer consideração que pudesse implicar um gesto de discriminação ou falta de atenção com o Nordeste. A primeira coisa a registrar é que mais uma vez o senhor está no Nordeste”, completou.
Na semana passada, o jornal O Estado de S. Paulo divulgou que a Caixa reduziu a concessão de novos empréstimos para o Nordeste. Por meio de um levantamento feito com base nos números do próprio banco e do sistema do Tesouro Nacional, a reportagem mostrou que, em 2019, até julho, o banco autorizou novos empréstimos no valor de R$ 4 bilhões para governadores e prefeitos de todo o País. Para o Nordeste, foram fechadas menos de dez operações, que juntas totalizam R$ 89 milhões, ou cerca de 2,2% do total.
*Com Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.