Lula atribui acusações ao sucesso dele e do Partido dos Trabalhadores

  • Por Jovem Pan
  • 15/09/2016 14h21
SP - LULA/PRONUNCIAMENTO - POLÍTICA - Após denuncia do MPF contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o petista faz pronuncimento na tarde desta quinta-feira (15) junto dos militantes do PT. 15/09/2016 - Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO Nós tiramos da sala o tapete que escondia a corrupção deste país. Isso vale para o PT e para qualquer partido político

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse, em pronunciamento nesta quinta-feira (15), sobre as denúncias apresentadas contra ele pelo Ministério Público na Lava Jato, que estava fazendo uma declaração como “um cidadão indignado com as coisas que aconteceram e estão acontecendo neste País”. 

Antes de começar sua defesa, o Lula fez uma ironia, dizendo que não faria um show de pirotecnia como a força-tarefa da Lava Jato na quarta-feira, 14. “Não quero me comportar como um ex-presidente da República, como um cara perseguido, como se estivesse reivindicando algum favor.” 

De acordo com o petista, ele e o PT foram acusados por causa do sucesso do governo petista. “Nós tiramos da sala o tapete que escondia a corrupção deste país. Isso vale para o PT e para qualquer partido político. (…) Criminalizar pela manchete – está acontecendo isso desde 2005 – o PT é tido como um partido que tem que ser expulso da história brasileira”, disse o ex-presidente.

Ele agradeceu os advogados pela defesa “competente e espetacular” que estão fazendo e disse que não tinha levado sua esposa, Marisa Letícia, também denunciada pela Lava Jato, porque ela tinha ficado em casa “almoçando com os filhos”. “Neste país penso que não há alguém com a vida pública mais fiscalizada do que a minha, desde os tempos em que era membro do sindicato, nas assembleias, nas greves, quando Murillo Macedo (ex-ministro do Trabalho) resolveu investigar as greves do nosso sindicato.” 

Lula afirmou ainda ter “convicção de que, quem mentiu, está em uma enrascada” e se disse vítima de um momento de indignação que não esperava passar.

O ex-presidente da República falou ainda sobre o passado na vida sindical e alegou de que era um espaço muito limitado para a sua atuação, pois queria olhar mais para a cidade, para o País, por isso decidiu criar um partido político. “Tenho orgulho de ter criado o mais importante partido de esquerda da América Latina.” No pronunciamento, o petista disse que renovação e alternância de poder faz muito bem à democracia. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.