Lula contesta MPF em audiência: “estão julgando um estilo de governar”

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2017 23h22
Reprodução Lula diz a Moro que o presidente da República não tem influência na administração da Petrobrás

Durante o extenso depoimento ao juiz federal Sergio Moro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levantou uma série de questionamentos, praticamente invertendo a ordem da cadeira de réu. De acordo com Lula, o Ministério Público não o estava julgando, mas sim o seu governo, o que não estava na pauta da audiência, conforme a defesa.

“Doutor Moro, deixa eu só fazer um parênteses porque isso está sendo gravado e é bom para a gente esclarecer. Essas perguntas do Ministério Público não estão julgando o Lula, mas um estilo de governar. Se as pessoas que estão fazendo essa denúncia querem saber como se governa, elas têm que sair do MP, montar um partido político, disputar as eleições e ganhar para saber como se governa. Governar democraticamente com oposição da imprensa e dos sindicatos, com direito de greve, fortalecendo o MP, a PF, e todas as instituições de fiscalização desse País. Essas perguntas estão questionando um jeito de governar”, questionou Lula.

Moro rebateu prontamente: “me parece que essa não é a questão”. Já Lula completou: “o que interessa ao MP saber se eu fui a uma inauguração de terraplanagem? A coisa mais extraordinária para esse País foi fazer uma refinaria depois de 30 anos. Esse País estava crescendo muito”.

Na sequência, Moro voltou a questionar se Lula estava presente na refinaria Abreu & Lima. “Eu fui visitar a terraplanagem e a implantação de uma refinaria no Nordeste, que era quase um milagre. Fui lá participar da pedra fundamental e fui com muito orgulho. Adoraria ter sido convidado para a inauguração mesmo com as denúncias da Lava Jato”, afirmou Lula.

Moro rebate Lula e cita um possível superfaturamento na construção da refinaria, uma vez que o valor passou de US$ 2,4 bilhões para quase US$ 13,4 bilhões em 2009, final do mandato do ex-presidente. “Não sei, provavelmente foi um erro de projeto. Pode ser uma série de coisas”, revelou Lula.

“Eu não fui convidado para a Copa do Mundo, que fui eu que trouxe para cá. Não fui convidado para as Olimpíadas. Doutor, não queira ser ex-juíz que o senhor não será lembrado”, disse o ex-presidente.

Em seguida, Morou citou dados obtidos pela própria Petrobras e destacou que a refinaria não se paga nos próximos 15 anos. “Acho extraordinário alguém fazer diagnóstico de prejuízo daqui a 15 anos”, retrucou Lula.

O questionamento foi interpelado pelos advogados de Lula, que alegaram que a pergunta fugia do objeto da acusação, que era a questão do Tríplex e 3 contratos firmados entre a OAS e a Petrobras.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.