Lula decide não votar pela primeira vez

  • Por Jovem Pan
  • 30/10/2016 15h33
BRA53. SAO PAULO (BRASIL), 25/09/2016.- El expresidente brasileño Luiz Inácio Lula da Silva saluda a seguidores del Partido de los Trabajadores (PT) durante un acto de campaña en apoyo al alcalde de Sao Paulo y candidato a la reelección, Fernando Haddad, hoy, domingo 25 de septiembre de 2016, por las calles de la periferia de Sao Paulo (Brasil), a una semana de la celebración de las elecciones municipales. EFE/Sebastião Moreira EFE/Sebastião Moreira Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - EFE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preferiu não votar neste domingo de eleições. Aos 71 anos completados na última quinta (27), Lula não é obrigado a votar.

Esta é a primeira vez que o ex-presidente não participa do processo eleitoral em São Bernardo do Campo, seu berço eleitoral e cidade do ABC paulista onde Lula mora ao lado de sua esposa, Marisa Letícia.

Não há candidato petista no segundo turno de São Bernardo – Tarcisio Secoli ficou apenas em terceiro lugar com 22,57% dos votos, seis pontos atrás do segundo. Antes cobiçado na cidade para dar seu apoio, desta vez Lula não fez campanha nem para Alex Manente (PPS) nem Orlando Morando (PSDB), que disputam a vaga na Prefeitura neste domingo (30). Segundo a agência Estadão Conteúdo, a decisão de Lula não votar foi uma “forma de protesto ao atual cenário político no Brasil”.

A repórter Jovem Pan Carolina Ercolin constatou que a Escola Doutor João Firmino Correia de Araújo, no bairro Assunção, tinha movimentação muito mais tranquila que o habitual neste domingo.

Geralmente, devido ao grande interesse da imprensa, o colégio eleitoral onde está registrado o título do ex-presidente é fechado no momento em que Lula registra seu voto.

De acordo com a repórter Andréia Sadi, da Globonews, Lula escolheu ficar em casa assistindo a jogos de futebol internacional neste domingo.

A imprensa gaúcha informa também que a ex-presidente Dilma Rousseff também não vota neste domingo. Dilma justifica o voto pois não comparece a seu domicílio eleitoral, Porto Alegre (RS).

Segundo a assessoria da petista, Dilma está em Belo Horizonte (NG), onde foi visitar a mãe.

Antes a petista estava no Rio de Janeiro, onde participou de evento com militantes na Universidade Federal do Rio de Janeiro há quase uma semana, na última segunda (24).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.