Lula defende “revolução” no PT e afirma que partido perdeu a utopia

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2015 17h19
SÃO PAULO,SP,22.06.2015:INSITUTO-LULA-CONFERÊNCIA - O Instituto Lula realiza nesta segunda-feira (22), a conferência ?Novos desafios da democracia?, seguido de debate com o ex-presidente do Governo da Espanha, Felipe González. O evento, realizado em parceria com as Fundações Friedrich Ebert e Perseu Abramo, conta com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress) Folhapress Ex-presidente Lula durante o seminário "Novos Desafios da Democracia"

O ex-presidente Lula defendeu uma “revolução” interna no PT e disse que a sigla tem os vícios de todo partido que cresce e chega ao poder. Durante o seminário “Novos Desafios da Democracia”, realizado em SP e promovido pelo Instituto Lula, ele afirmou que o PT “perdeu” a utopia e citou uma revolução que abra caminhos para lideranças mais “jovens e com mais coragem”.

Segundo Lula, para mudar a realidade, é preciso entrar na política. Ele ressaltou que fez isso com a criação do partido e as tentativas de chegar à Presidência da República por meio do voto.

Em referência a cargos no Governo federal e disputas eleitorais, Lula disse ainda que os correligionários “só pensam em cargo, em emprego, em ser eleito”. Para ele, o “PT perdeu um pouco do sonho, da utopia”.

O debate recebeu o ex-primeiro-ministro espanhol, Felipe González, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e o ex-presidente afirmou que pretende chamar para palestras representantes de novos partidos que surgem na Europa, como o “Podemos”.

Lula citou o partido e o comparou com o PT. “O PT era, em 1980, o que é hoje o Podemos. A gente nasceu de um sonho, de que a classe trabalhadora pudesse ter vez e ter voz, e nós continuamos essa utopia”.

O ex-presidente reiterou que o PT deve se aproximar da juventude e não deixar que prospere o discurso de afastamento das pessoas da política. “A gente precisa rediscutir um pouco as utopias para fazer essa meninada sonhar, acreditar que é possível, se não construir mundo, melhorar esse em que nós vivemos”, disse. Ele ainda questionou em como pode se falar em renovação “se não tem um jovem aqui?”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.