Lula depõe a Moro em Curitiba; acompanhe as últimas notícias

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2017 09h51
Agência EFE/Agência Brasil Lula x Moro

Em seu primeiro encontro com o juiz Sérgio Moro, Luiz Inácio Lula da Silva terá que responder sobre uma das cinco ações penais nas quais ele é réu. O caso faz referência à denúncia que acusa o ex-presidente de ter recebido propina da empreiteira OAS por meio de um apartamento no Guarujá e do armazenamento de bens do acervo presidencial. A defesa nega as acusações.

O tríplex do Edifício Solaris, na Praia de Astúrias, teria dado ao petista uma vantagem indevida de R$ 3,7 milhões, segundo as investigações. Lula é réu neste caso desde setembro de 2016. O processo, que está no âmbito da Operação Lava Jato, está na fase de instrução.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, são esperados 12 mil manifestantes em Curitiba. O depoimento de Lula está marcado para as 14h e a Jovem Pan acompanha todos os detalhes, dos bastidores políticos ao clima nas ruas de Curitiba.

Acompanhe ao vivo as últimas informações:

Atualize a página (F5) para ficar inteirado das notícias mais recentes

21h20 – Moro abriu depoimento dizendo que não tem desavença pessoal com Lula

Ao falar na abertura do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o juiz Sérgio Moro disse que não tem desavença pessoal com o ex-presidente e frisou que a acusação é feita pelo Ministério Público Federal.

“O que vai determinar o final são as provas e a lei. Eu sou o juiz. Estou aqui para ouvi-lo e proferir julgamento ao final do processo”, disse Moro.

21h – O avião de Lula já deixou Curitiba. Chegada em São Paulo deve ser por volta das 22h.

20h40 – “Se um dia eu tiver que mentir, prefiro que um ônibus me atropele”, diz Lula após depoimento a Moro

Após as quase 5 horas de depoimento a Moro, Lula falou ao militantes do PT que foram para Curitiba para demonstrar apoio ao ex-presidente. Logo após discurso de Dilma Rousseff, o petista agradeceu ao carinho e emocionou-se ao falar das acusações pelas quais responde. 

Dizendo ter apenas um compromisso a todos os movimentos que demonstraram confiança em sua inocência, Lula foi categório, com a voz embargada: “se eu tivesse alguma culpa e estivesse falando com vocês agora. Virei em quantas audiências forem necessárias, quantos depoimentos forem necessários. Se tem um ser humano que está em busca da verdade, sou eu”.

Lula reforçou, mais uma vez, que está se preparando para novamente se candidatar à presidência do Brasil.”Estou vivo e me preparando para voltar a ser candidato à presidência desse Pais. Nunca tive tanta vontade como tenho agora de fazer mais, melhor e provar mais uma vez que se a elite não tem competencia para consertar esse país, o metalúrgico do quarto ano do primário vai provar que é possível”, bradou à multidão.

20h25 – Defesa de Lula “estranha” o fato de os julgamentos envolvendo propriedades no estado de São Paulo serem realizados em Curitiba.

20h23 – “Procura-se vivo ou morto”, protesta Lula a Moro em ataque à imprensa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou a imprensa em seu interrogatório ao juiz federal Sérgio Moro. Ele reclamou da intensa cobertura dos veículos de comunicação e do que classificou de ‘vazamentos’. Citou até o número de capas que as principais revistas dedicaram a ele nesses anos de Lava Jato – nominou IstoÉ, 25 capas, Veja, 19, e Época, 12. “Demonizando o Lula”, disse. Os vídeos do depoimento do ex-presidente foram disponibilizados pela Justiça Federal.

“Eu falo vazamento que sai pra imprensa, porque determinadas coisas são feitas, eu conheço os vazamentos, eu sei os vazamentos, é como se o Lula tivesse… pela imprensa, pelo Ministério Público, sendo procurador, procura-se vivo ou morto”. 

20h20 – Em ato pró-Lula, Dilma diz que ex-presidente vai derrotar o retrocesso do governo golpista

Depois de quase cinco horas de depoimento de Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro, o ex-presidente e sua comitiva chegaram à Praça Santos Andrade, em Curitiba, para participarem do ato a seu favor. Entre os presentes estava a ex-presidente Dilma Rousseff, que ao falar ao público defendeu o companheiro de partido e voltou a se referir ao “golpe”. Saiba mais detalhes

20h13 – Advogados voltam a afirmar que o réu na Lava-Jato é alvo de “perseguição política”. Para a equipe as perguntas de Moro foram muito repetitivas. 

20h10 – Advogado volta a negar o envolvimento de Lula e Dona Marisa com o tríplex. Segundo ele, o apartamento é chamado de “Manuel Bandeira” – “aquele que teria sido, mas nunca foi”.

20h06 – Já na praça Santos Andrade, Dilma discursa e afimra: “aqui tem uma cerimônia a favor da democracia”.

20h03 – Equipe de advogados reclama que não tiveram acesso as atas referentes aos processos da Petrobrás.

20h01 – Defesa técnica declara que o ex-presidente foi orientado a responder questões referentes apenas ao Tríplex e ao acervo nacional. Já questões políticas não estavam na pauta da audiência. 

19h59 – Advogado de Lula ressalta que ficou comprovado que o apartamento, no edifício Solaris, não pertence e nunca pertenceu a Lula. 

19h52 – A defesa também lembra que o ex-presidente não teve relação com as “tralhas” que pertencem ao acervo nacional. 

19h51- Advogados de defesa ressaltam que há dois anos o Tríplex do Guarujá está sendo investigado. Mas os documentos provam que a propriedade é da construtora OAS.

19h51 – Advogados de defesa começam a coletiva

19h50 – Ex presidente Dilma sobe ao palco e faz duras críticas ao atual governo Temer

19h45 – Manifestantes fazem coro de “volta, Dilma” e exaltam Lula

19h30 – Dilma Rousseff e Lula já estão na Praça Santos Andrade. Ato político deve começar em instantes.

19h25 – Depoimento de Lula a Moro gera tuitaço acalorado nas redes sociais

Desde o início da manhã desta quarta-feira, 10, o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, chegando ao Trending Topics do Twitter no Brasil. A discussão entre internautas atraiu defensores de ambos os lados e promoveu hashtags como #LulaEuConfio e #MoroOrgulhoBrasileiro.

A tag em apoio ao ex-presidente surgiu na rede já na madrugada, em terceiro lugar, e permaneceu na segunda posição pelas quatro horas seguintes. Só ficou em primeiro por cerca de duas horas. Foi quando os apoiadores do juiz elevaram a hashtag de Moro ao primeiro lugar.

Por volta das 18h30, a disputa ficou entre #MoroPersegueLula e #AvanteMoro. Até esse horário, a hashtag em apoio ao ex-presidente teve cerca de 82,6 mil menções e a que cita o juiz federal teve cerca de 12,1 mil.

19h18 – Depoimento de Lula para Moro durou quase cinco horas 

19h15 – Conforme já mencionado, o ex-presidente deve se dirigir para um ato na Praça Santos Andrade. Já os advogados devem conceder entrevista coletiva num restaurante

19h12 – Audiência de Lula chegou ao fim. 

19h10 – Ninguém está acima da lei, diz Alckmin, sobre depoimento de Lula a Moro

“Ninguém está acima da lei. O Judiciário tem que seguir o seu trabalho”, disse o tucano, em referência ao depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao juiz Sergio Moro nesta quarta em Curitiba.

19h00 – Assessoria da Justiça Federal do Paraná revela que a audiência já se aproxima do fim.

18h45 – No editorial de abertura do programa Os Pingos nos Is, desta quarta-feira, Reinaldo Azevedo destacou:  

Se Moro não esmagou Lula no tribunal, PT venceu outra de goleada!

18h40 – A Jovem Pan segue acompanhando todo o desenrolar do depoimento de Lula a Moro. Acompanhe em JP.com.br/aovivo ou pelo nosso Facebook.

18h26 Vídeos do depoimento de Lula podem ser divulgados apenas na quinta-feira

As informações são da repórter da Jovem Pan, Carolina Ercolin, que acompanha todos os detalhes do depoimento de Lula direto de Curitiba: “Se estender muito a audiência, pode ser que os vídeos não sejam publicados nesta quarta-feira no sistema da justiça, podendo ser publicados somente amanhã”.

18h15 – Ex-presidente deve participar de ato popular, organizado pelo PT e demais apoiadores, na Praça Santos Andrade.

18h00 – Audiência de Lula se aproxima de 4 horas de duração. 

17h53 – Repórter Carolina Ercolin confirma que a fase de interrogatório de Moro chegou ao fim, mas ainda restam as fases dos advogados de defesa e dos promotores do Ministério Público. O depoimento deve se alongar por mais algumas horas. 

17h38 – PM diz que não há graves ocorrências em Curitiba e estima 4 mil em ato pró-Lula

A Polícia Militar do Paraná afirmou que não há ocorrências ou problemas graves nos atos contrários e de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que nesta quarta-feira, 10, presta depoimento ao juiz Sérgio Moro no âmbito das investigações da Lava Jato.

De acordo com o porta-voz da PM na operação montada durante o depoimento, tenente Rafael Bittencourt, o chamado mais grave foi a denúncia da explosão de rojões no acampamento do Movimento Sem-Terra (MST), na região central, pela madrugada. Chegando lá, a PM não constatou nada em relação à ocorrência, disse o policial.

Na Praça Santos Andrade, o porta-voz afirmou que a estimativa da PM é que haja quatro mil pessoas no local, onde há um ato político de apoio a Lula, e que a força-tarefa está preparada para garantir a segurança da população. A Polícia não divulgou o número de policiais envolvidos na operação, alegando questões de segurança. 

17h30 – Cada um com suas “armas”.

17h18 – A repórter Carolina Ercolin informa que o depoimento foi parado para um rápido café. Expectativa é que a audiência termine às 18h 

17h12 – Fracasso na mobilização popular é reflexo da estratégia de Lula, afirma cientista político

“Nenhuma das manobras políticas para cancelar o depoimento funcionaram. Não conseguiram diminuir o impacto do depoimento e da Operação Lava Jato. Tudo que ele veio fazendo, tentando se transformar em vítima, foi um erro de estratégia. É um fracasso a mobilização popular nesta data”, disse o cientista político, Murilo Aragão à Jovem Pan

17h01 – Manifestantes instalam boneco “pixuleco” que representa Lula preso em ato em Curitiba, onde o ex-presidente depõe (Foto: Rodrigo Felix Leal/Estadão Conteúdo)

17h00 – Com petistas em Curitiba, Maia diz que descontará salário de deputados ausentes

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou, durante a votação do projeto de recuperação fiscal dos Estados em calamidade financeira, que a sessão desta tarde terá efeitos administrativos. Ou seja, parlamentares ausentes sofrerão desconto de salário. A medida atinge metade da bancada do PT e parlamentares do PCdoB, que foram a Curitiba acompanhar o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro.

16h59 – A Jovem Pan segue acompanhando todo o desenrolar do depoimento de Lula a Moro. Acompanhe em JP.com.br/aovivo ou pelo nosso Facebook.

16h57 – Repórter Carolina Ercolin revela que a audiência está na metade. Ex-presidente Lula deve conceder uma entrevista coletiva às 18h, logo após o final do depoimento

16h53 – Deputada Jandira Feghali lamenta decisão do juiz Sergio Moro, que não permitiu imagens do depoimento de Lula.

16h50 – Direto de Brasília, o repórter José Maria Trindade destaca que há reforço do policiamento, mas o Congresso Federal está praticamente vazio. 

16h45 – Clima é de tranquilidade nos arredores do prédio da Justiça Federal, em Curitiba. Manifestantes se concentram em frente à Universidade Federal do Paraná.

16h38 – Sentença de Lula deve sair nos próximos 30 dias; entenda

Em 30 dias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve estar sentenciado pelo juiz federal Sergio Moro no caso do triplex do Guarujá, em que é ouvido como réu nesta quarta-feira em Curitiba, no âmbito da Lava Jato. Essa é a previsão do advogado criminalista Roberto Delmanto Junior em entrevista exclusiva à Jovem Pan.

16h27 – Brasil volta às manchetes internacionais só que de forma melancolica, diz Caio Blinder. 

16h25 – Jatinho usado por Lula na viagem a Curitiba é do ex-ministro Walfrido Mares Guia, envolvido no mensalão de MG

O jatinho Cessna Aircraft prefixo PR BIR utilizado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ir até Curitiba prestar depoimento ao juiz Sérgio Moro é do ex-ministro Walfrido Mares Guia. Ex-titular de Relações Institucionais e Turismo, entre 2003 e 2007, Mares Guia é empresário do setor de educação e de saúde. Segundo o site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave está em nome da Samos Participações, empresa que tem o ex-ministro como sócio.

16h10 – O dia continua agitado em Curitiba e a repórter Carolina Ercolin traz novidades sobre os números de manifestantes: 

16h06 – A tentativa do PT de criar uma guerra civil não deu em nada, foi um grande fracasso, diz Villa:

16h05 – Marco Antonio Villa destaca que mobilização por Lula é um fracasso. Confira:

15h39 – Ação contra Lula pode ser julgada por Moro entre junho e julho

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser sentenciado pelo juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, em Curitiba, até o final de junho – se não houver suspensões do andamento processual -, por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá (SP).

15h35 – A repórter Carolina Ercolin conversa com tenente da PM, que garante segurança à população. Confira:

15h31 – Okamotto diz que método de Moro leva Lula para o linchamento

O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, afirmou nesta quarta-feira, 10, em Curitiba, que o método usado pelo juiz Sérgio Moro leva, na prática, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um linchamento público antes de ser julgado.

15h22 – O repórter José Maria Trindade traz os destaques direto de Brasília. 

15h16 – A Jovem Pan continua na transmissão especial para o depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro.

Confira a transmissão em: JP.com.br/aovivo ou pelo nosso Facebook.

14h58 – Não há informações do que ocorre durante o depoimento do ex-presidente Lula.

14h52 – Manifestantes pró-Lava Jato permanecem em ato contra Lula no Centro Cívico de Curitiba. (Foto: Rodrigo Félix Leal/Estadão Conteúdo)

14h47 – Esquema de segurança tem até atirador de elite

Prédio da Justiça Federal está bloqueado em um raio de 150 metros. Só podem acessar o local os funcionários da Justiça, moradores da região e profissionais da imprensa com credenciais. Participam da operação: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF).

14h45 – A reportagem da Jovem Pan segue acompanhando o decorrer do depoimento de Lula ao juiz Moro.

14h37 – A audiência do ex-presidente já teve início. No lado de fora do prédio da Justiça Federal apenas a imprensa. Muitos jornalistas brasileiros e internacionais acompanham o caso.

Lula afirmou que concederá entrevista coletiva, às 18h, em um restaurante no bairro de Santa Felicidade.

14h27 – A repórter CArolina Ercolin traz novidades do processo:

14h25 – Lula saúda manifestantes em sua chegada à Justiça Federal.

14h24 – Apoiadores do ex-presidente Lula cantam “Lula ladrão roubou meu coração”

14h09 – Ministro do STJ nega pedidos de Lula sobre depoimento

O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, negou, na manhã de hoje, três pedidos de liminar em habeas corpus impetrados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito da Operação Lava Jato.

Foram eles: suspensão da tramitação de uma ação penal , gravação da audiência em imagem e áudio e não prosseguimento da ação penal, alegando que Moro não poderia julgar o caso.

14h07 – A Jovem Pan faz cobertura ao vivo direto do Curitiba.

Confira a transmissão do Jornal Jovem Pan em: JP.com.br/aovivo ou pelo nosso Facebook.

14h – Horário marcado para início do depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro. Você pode acompanhar a transmissão da Jovem Pan, com entradas da repórter Carolina Ercolin na programação. 

Acompanhe em JP.com.br/aovivo ou pelo nosso Facebook.

13h45 – Lula chega escoltado pela PM do Paraná

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega à Justiça Federal do Paraná sob escolta da Polícia Militar. O depoimento acontece às 14h.

(Lula chega ao prédio da Justiça Federal. Foto: EFE)

13h42 – Em Curitiba, Lula manifesta “indignação” com suspensão de instituto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido em Curitiba, onde está marcado depoimento para o juiz federal Sérgio Moro, por liderança petistas e parlamentares que disseram que ele estava tranquilo em relação ao depoimento, mas “indignado” com a decisão do juiz federal Ricardo Augusto Soares Leite, de Brasília, que determinou a suspensão das atividades do Instituto Lula, com sede em São Paulo.

“Você conseguiu entender esta decisão?”, perguntou Lula ao deputado federal Wadih Damus (PT-RJ), que é advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro (OAB-RJ). Segundo Wadih, Lula disse que a decisão é “absurda”. “Ele (Lula) manifestou perplexidade e indignação. Ele não entendeu, porque ninguém está entendendo aquela decisão”, disse o deputado.

13h37 – Doria defende “limpeza do Brasil”

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), manifestou apoio ao juiz Sérgio Moro, à Lava Jato e à “limpeza do Brasil”. “Que os corruptos desapareçam do Brasil”, disse o tucano.

13h35 – Políticos presentes

Na manifestação favorável ao petista, estão presentes os senadores Lindbergh Farias, Vanessa Grazziotin e Gleisi Hoffman, os deputados federais José Guimarães, Paulo Rocha, Benedita da Silva e Paulo Pimenta e os governadores Tião Viana (AC) e Wellington Dias (PI).

13h34 – Sete mil pessoas em Curitiba

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná estimou que chegaram a Curitiba, para acompanhar o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 7 mil pessoas em 130 ônibus. A pasta não informou o número dos manifestantes presente nos atos. De acordo com organizadores do ato pró-Lula, 20 mil estão reunidos.

13h32 – Manifestantes pró-Lava Jato lamentam baixa adesão ao protesto em Curitiba e acreditam que foi consequência de pedido de Moro.

13h29 – Apoiadores de Lula sobem hashtag para o segundo lugar nos Trending Topics do Twitter: #MoroPersegueLula

13h26 – Batalhão do Choque chega ao bairro Ahú para prevenção de conflitos entre manifestantes.

13h20 – Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, afirma que ninguém está acima da lei

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta quarta-feira (10) que “ninguém está acima da lei” e que está tranquilo em relação à Operação Lava Jato. “Ninguém está acima da lei. O Judiciário tem que seguir o seu trabalho”, disse o tucano, em referência ao depoimento do ex-presidente Lula ao juiz federal Sérgio Moro.

13h16 – CUT acusa mídia de ser golpista

13h15 – Moments Twitter: Confira as principais informações no Twitter da Jovem Pan – @portaljovempan

13h06 – Dilma chega ao hotel: A ex-presidente Dilma Rousseff chegou ao Hotel Pestana, também no centro de Curitiba, acompanhada de três carros oficiais. O hotel é o mesmo onde, na terça, ocorreu reunião da executiva do PT. Vários petistas estão hospedados no local. Já o ex-presidente Lula está reunido com advogados, em local não divulgado.

13h06 – Manifestantes discursam em defesa de Lula

Manifestantes apoiadores do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva que faziam uma marcha por ruas de Curitiba já chegaram à Praça Santos Andrade, região central, onde foi montado um palco e serão realizados atos políticos durante todo o dia. Neste momento oradores se alternam em discursos em defesa de Lula, contra o governo de Michel Temer e as reformas trabalhista e previdenciária.

“Esse ato não é em apoio apenas a Lula, mas a todos os trabalhadores que estão aqui e estão vendo seus direitos suprimidos”, disse o deputado Paulo Pimenta (PT-PR).

13h02 – TEMER PEDE TRANQUILIDADE

No dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestará depoimento para o juiz Sergio Moro, sob um forte esquema de segurança, o presidente Michel Temer aproveitou uma cerimônia no Palácio do Planalto para dizer que “precisamos pacificar e ter mais tranquilidade no País”.

“O País não pode ficar nesse embate de brasileiro contra brasileiro”, disse o presidente da República. “É preciso eliminar uma certa raivosidade que muitas vezes permeia a consciência nacional. Precisamos ter paz e tranquilidade e saber que nada vai impedir que o Brasil continue a trabalhar”, completou.

12h59 – O expediente no prédio da Justiça Federal está suspenso. Apenas Lula será ouvido e as ruas em frente ao prédio estão completamente bloqueados. A Polícia Militar fez um longo cinturão ao longo de cerca de 300 metros. Foi feito um cadastro com moradores e jornalistas. Parece um “bairro fantasma”.

O depoimento será a portas fechadas. Moro proibiu até celulares dentro da sala de audiência.

Já em frente à Universidade Federal do Paraná, há uma grande concentração de apoio a Lula. Comícios e eventos “culturais” estão marcados.

Em aviões diferentes, Dilma e Lula chegaram mais cedo quase ao mesmo horário em Curitiba, por volta das 10h30 (veja mais abaixo). As informações atualizadas são da repórter Jovem Pan Carolina Ercolin na capital paranaense.

12h39 – Palco: Manifestantes pró-Lula se concentram na Praça Santos Andrade, em Curitiba:

Foto: Reprodução – Luciano Luz/UJS/Twitter

12h31 – Confronto já começou no Twitter: a rede social está mobilizada desde cedo. Pela madrugada os apoiadores de Lula alavancaram a hashtag #Lulaeuconfio. Ainda pela manhã, apoiadores da Lava Jato fizeram a tag #MoroOrgulhoBrasileiro superar a anterior. Agora, apoiadores do petistas fazem um “twittaço” com a hashtag #MoroPersegueLula. 

12h14 – Rango! Apoiadores de Lula fazem hora de almoço, divulga página de apoio do ex-presidente:

11h53 – Polícia reforçada em volta do prédio da Justiça Federal:

Faixa x Outdoor

11h49 – Faixa de apoio ao ex-presidente em ponte de Curitiba, divulgada em página da “Juventude Socialista”:

11h43 – Outdoor em Curitiba exige imagens contra Lula ironizando frases de apoio ao ex-presidente: “Lula guerreiro do povo carcereiro”, diz uma. “Fica Lula (preso em Curitiba)”, diz outra. “Bem-vindo Lula. Curitiba sabe receber os ‘Amigos'”, diz a terceira em referência ao apelido que o ex-presidente teria na lista de propina da Odebrecht, segundo ex-dirigentes da empreiteira.

11h37 – Xinga Moro: “Moro canalha”, diz placa de movimento que começa a se deslocar em Curitiba:

11h45 – Defesa posicionada: Advogados de Lula marcam entrevista coletiva às 18h para comentar o depoimento do ex-presidente marcado para as 14h.

11h27 – JUSTIÇA MANTÉM DEPOIMENTO – A poucas horas do depoimento marcado para ocorrer na tarde desta quarta-feira, 10 em Curitiba, o ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou dois pedidos de medida liminar nos habeas corpus impetrados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para recorrer de decisões desfavoráveis do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, de Porto Alegre.

O ministro negou o pedido de Lula para suspender a ação penal até que a defesa tivesse acesso a documentos da Petrobras incluídos nos autos do processo, no qual Lula é réu por corrupção e lavagem de dinheiro. A defesa havia pedido 90 dias para analisar o material depois de recebê-lo.

Fischer também negou o pedido dos advogados de Lula para gravar em imagem por conta própria, de maneira independente, o depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pela condução da Lava Jato na primeira instância.

De acordo com a assessoria do STJ, ainda não havia, às 11h desta quarta, decisão em um terceiro habeas corpus, sobre o sobrestamento da ação penal. A defesa do petista quer que Moro seja considerado suspeito para atuar na ação penal contra o petista relacionada ao tríplex – e que o processo fosse suspenso até a análise definitiva. Com Estadão Conteúdo

11h10 – Carros de som chegam a local onde apoiadores de Lula estão concentrados; em breve grupo começa marcha:

11h – “Aclamação” e protesto

A ex-presidente Dilma Rousseff, que desembarcou uma hora depois de Lula no Aeroporto Afonso Pena, por volta das 10h30, também se juntou ao grupo de parlamentares e dirigentes do PT que os aguardavam, em uma área externa destinada à aviação executiva. O grupo gravou um vídeo aclamando o petista como “Lula, guerreiro do povo brasileiro”. A comitiva saiu do local por volta das 11h, rumo a seus locais de hospedagem.

Imagem: Reprodução/ Twitter: Henrique Fontana – Rede Brasil Atual/Dilma Rousseff

Do lado de fora do aeroporto, manifestantes contrários ao ex-presidente faziam um protesto, a cerca de 500 metros do terminal. A Polícia Militar fez a segurança do local e, segundo relatos, não houve nenhum confronto. Com Estadão Conteúdo

10h57 – Seguro: Polícia de Curitiba monta esquema de segurança na porta da Justiça Federal. As ruas ao redor já estão isoladas desde cedo.

Foto: AE; via Twitter do Portal Jovem Pan

10h43 – Dilma desembarca em Curitiba: a ex-presidente Dilma Rousseff desembarcou às 10h23 no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, para acompanhar o depoimento do seu antecessoe e padrinho político. Dilma chegou desde Porto Alegre em voo de carreira e teve desembarque prioritário do avião, não passando pelo saguão do aeroporto. Ela estava acompanhada do ex-ministro do Trabalho Miguel Rosseto.

Segundo passageiros do voo, Dilma foi discreta e não interagiu com outras pessoas. Também não houve pedido de foto ou cumprimentos. Dilma deve se encontrar pela manhã com Lula. O voo de volta de Dilma, também de carreira está marcado para 21h43 desta quarta-feira a Porto Alegre. Com Estadão Conteúdo

10h20 – Plateia aquecida: Centenas de apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão acampados em terreno ao lado da Rodoferroviária de Curitiba. Uma grade de proteção foi montada pela empresa proprietária da área, que conseguiu autorização da Justiça para reintegração de posse.

Não há, no entanto, previsão de retirada forçada dos militantes nesta quarta-feira, 10. Eles devem deixar o acampamento ainda na manhã desta quarta para uma passeata em direção ao entorno do prédio da Justiça Federal, no bairro Ahu. Com Estadão Conteúdo.

10h16 – Acampamento do MST é alvo de rojões: O acampamento onde os militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se concentram para atos em apoio ao ex-presidente Lula, em Curitiba, foi alvo de um ataque com fogos de artifício durante a madrugada. Duas pessoas ficaram feridas, segundo os militantes. Testemunhas disseram que por volta das 0h30 desta quarta-feira, cinco homens começaram a disparar rojões em direção às barracas onde os militantes estavam. Os fogos danificaram pelo menos quatro barracas.

O militante Claudecir Maganha, de 25 anos, que veio do município de Quedas do Iguaçu, disse que estava dormindo na hora do ataque “Uma bomba estourou perto da minha barraca. Por pouco não me feri. Mas duas pessoas ficaram machucadas”, disse ele, mostrando o furo na lona causado pelo fogo. Segundo os militantes, uma pessoa chegou a ser hospitalizada após uma bomba ter estourado próximo à sua cabeça. Outra vítima, uma garota, teve ferimento nos olhos por causa da pólvora.

Raimundo Bonfim, coordenador da Frente Brasil Popular, que organiza o ato em apoio a Lula em Curitiba, chamou o atentado de fascista. “É um ato fascista contra um movimento que é pacífico. Depois nós é que somos os baderneiros”, disse. Com Estadão Conteúdo.

10h14 – Lula desembarca em Curitiba para prestar depoimento a Sérgio Moro. Lula chegou no aeroporto Afonso Pena pouco depois das 9h30 em um avião particular e deve seguir para um hotel antes de ir à Justiça Federal, onde vai estar pela primeira vez frente a frente com Moro. 

Os desembarques de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), na manhã desta quarta, motivaram a montagem de um esquema especial de segurança no aeroporto. Funcionários receberam a notícia da chegada de Lula a Curitiba às 9h25 e começavam a organizar o desembarque em um hangar destinado à viação executiva. Com Estadão Conteúdo.

10h12 – A Secretaria de Segurança Pública do Paraná confirma que 92 ônibus de apoiadores do ex-presidente já chegaram a Curitiba:

10h02 – Advogados incisivos e Lula cauteloso: caso não funcione a mais nova tentativa de procrastinação da defesa, que foi levar o pedido de habeas corpus negado pelo Tribunal Regional Federal – 4ª ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), Lula terá de comparecer perante o juiz Sergio Moro na tarde desta quarta-feira (10).

Os advogados dizem que a tendência não é Lula ficar calado o tempo todo, informa a colunista Jovem Pan Vera Magalhães. O petista vê o episódio como uma boa oportunidade para esclarecer os fatos sobre os quais é acusado. Além disso, ficar calado pareceria que ele ficou acuado diante de Moro.

Lula deve adotar no tribunal o tom político dos palanques, sem, no entanto, ser arrogante ou ofender o juiz Sergio Moro. Esse é o limite dado como orientação de seus defensores. Veja mais estratégias da defesa de Lula AQUI ou no vídeo abaixo:

9h43 – Capital do Paraná tem trânsito parecido com a Copa do Mundo devido à movimentação e alterações realizadas para os protestos pró-Lula e contra o ex-presidente. Já há relatos de bloqueios de dezenas de manifestantes em rodovias da Grande Curitiba.

9h42 – Repórter JP Carolina Ercolin atualiza as informações direto de Curitiba:

9h11 – Comentarista Jovem Pan Joseval Peixoto explica as implicações jurídicas envolvidas no depoimento de um réu à Justiça:

9h02 – Confira a movimentação nos arredores do palco do depoimento de Lula a Sergio Moro:

8h04 – Acompanhe todas as notícias desta movimentada quarta-feira:

7h26 – Começou a cobertura especial da @portaljovempan #LulaEmCuritiba #DepoimentoMoro pic.twitter.com/0jhQzIV4Rp

6h23 – Em Curitiba, Lula responderá a Moro sobre ação penal no caso do triplex no Guarujá. Entenda o caso e relembre os principais depoimentos até agora AQUI.

Foto: EFE/Antonio Lacerda

Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

6h15 – Apoiadores de Lula prometem reunir mais de 50 mil pessoas em Curitiba. Veja mais AQUI.

6h – Dirigentes e parlamentares petistas disseram nesta terça-feira (9), em Curitiba, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se concentrar em questões técnicas do processo em vez de fazer disputa política durante o depoimento ao juiz Sergio Moro. “Creio que ele (Lula) não deve fazer disputa política. Tem que identificar as fragilidades e contradições do processo”, disse o senador Humberto Costa (PT-PE).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.