Lula sugere que PT e Planalto diminuam conflitos públicos para conter crise política

  • Por Jovem Pan
  • 06/01/2016 15h14
TERESINA,PI,21.10.2015:LULA/PLENÁRIA-MOBILIZAÇÃO-EDUCAÇÃO - O ex Presidente Lula participa da Plenária de Mobilização pela Educação, no Hotel Blue Tree Poty, em Teresina, PI, nesta quarta-feira (21). . (Foto: Mauricio Pokemon/Futura Press/Folhapress) Futura Press/Folhapress Lula

Ciente e temeroso do desgaste na relação entre o PT e o núcleo efetivo do Governo Federal, o ex-presidente da República sugeriu novas condutas. Lula recomendou que os dois lados diminuam os conflitos e evitem, a todo o custo, o enfrentamento público.

O maior objetivo da política de distensão seria blindar os envolvidos de um desgaste ainda maior perante os brasileiros. Outro medo é o de que o desentendimento contamine ainda mais a problemática crise na política e na economia.

Em chegada a Brasília, Lula se encontrou com o ministro da Casa Civil e o presidente do PT, Rui Falcão. Mesmo incentivando os petistas a cobrarem publicamente do Planalto, o ex-presidente não acha construtivo a troca de farpas públicas tão intensas.

Outro assunto debatido entre os “caciques” do PT e os homens fortes do Governo Federal foi o rumo da política econômica nos próximos meses. Lula defendeu uma redução dos juros para estimular a linha de crédito para os investimentos e a prioridade no setor de construção civil para gerar empregos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.