Lula volta a dizer que jornal mentiu sobre triplex antes da Lava Jato

  • Por Jovem Pan
  • 07/04/2018 14h25
EFE/Sebastião Moreira lula ao lado de gleisi Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado da presidente do PT Gleisi Hoffmann durante discurso a apoiadores antes de se entregar à Polícia Federal em São Bernardo do Campo

Durante discurso antes de se entregar à Polícia Federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a citar matéria do jornal O Globo que mostrou, em 2010, que o petista seria o destinatário da cobertura triplex do Edifício Solaris, no Guarujá. Lula foi condenado a 12 anos de prisão por suposto recebimento de propina da OAS por meio da reforma no apartamento, em troca de benefícios em contratos com a Petrobras.

“Eu sou o único ser humano que estou processado por um apartamento que não é meu. E eles sabem que o (jornal) O Globo mentiu quando disse que (o apartamento) era meu. A Polícia Federal da Lava Jato, quando fez o inquérito, mentiu que era meu. O Ministério Público, quando fez a acusação, mentiu dizendo que era meu. E eu pensei que o (juiz Sérgio) Moro ia resolver, e ele mentiu dizendo que era meu. E me condenou a 9 anos de cadeia”, disse Lula neste sábado (7).

Lula disse que por isso que é “um cidadão indignado”. “Eu não os perdoo por ter passado para a sociedade a ideia de que eu sou um ladrão”.

A primeira reportagem que liga o ex-presidente ao tríplex foi publicada em 10 de março de 2010 no jornal O Globo (Reprodução)

Quando depôs ao juiz Sergio Moro, em junho do ano passado, antes da primeira condenação, Lula foi interrogado pelo magistrado como o jornal atribuía a propriedade do imóvel a ele em 2010, antes mesmo de o Ministério Público começar a investigar o caso na Lava Jato.

“O jornal O Globo, nesse mesmo período, fez 530 matérias negativas contra o Lula e só duas favoráveis. Então só posso entender que alguém do Ministério Público em São Paulo, que eu não vou dizer o nome, fomentava a imprensa, que fomentava ele. E isso foi tempo. Nós fizemos inclusive representação no Conselho Nacional do Ministério Público”, disse Lula.

Lula havia afirmado no mesmo depoimento a Moro que só tinha “ouvido falar” do apartamento em 2013.

“Eu ouvi falar desse apartamento em 2005 quando comprou (a cota). E fui voltar a ouvir falar do apartamento em 2013, ou seja, há um interregno de discutir este apartamento da minha parte de 2005 a 2013”, disse o ex-presidente, então apenas investigado.

Moro voltou a questionar sobre a matéria de 2010.

“Porque deve ser uma invenção do Ministério Público”, respondeu Lula. “Fazer ilação se faz em qualquer momento”, afirmou o ex-presidente à época.

Veja o trecho da fala deste sábado:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.