Lulinha “jamais recebeu dinheiro ou favores de lobista”, diz defesa
Em nota enviada neste domingo (12), a defesa de Fabio Luís Lula da Silva declarou que ele “jamais recebeu dinheiro ou favores do lobista Fernando Soares”.
O advogado Cristiano Zanin Martins também diz que “a afirmação do jornalista Lauro Jardim não foi acompanhada de qualquer elemento concreto e idôneo que pudesse” sustentar a frase.
O suposto operador de propinas ligado ao PMDB disse que pagou R$ 2 milhões em despesas pessoais do filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações foram publicadas pelo jornalista na edição deste domingo do jornal “O Globo”.
A coluna se baseia no acordo de colaboração premiada de Fernando Soares, mais conhecido como Fernando Baiano, na Operação Lava-Jato. O depoimento do novo delator do esquema de corrupção na Petrobras foi homologado na última sexta-feira pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal.
O lobista já foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 16 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com as investigações, Baiano distribuiu recursos de propina a funcionários da Diretoria Internacional da Petrobras.
O delator da Lava-Jato está preso desde o ano passado, em Curitiba, no Paraná. Segundo o acordo de colaboração, ele deve continuar detido até 18 de novembro, quando completa 1 ano encarcerado, por ter ajudado as investigações.
Informações do repórter Danillo Oliveira
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.