Maia anuncia agenda conjunta com o Senado para estimular a economia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nesta sexta-feira (17) que irá trabalhar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), em pautas de curto prazo para estimular o aquecimento da economia e medidas para reestruturar o Estado.
“Nós vamos deixar bem claro para a sociedade que a Câmara e o Senado terão uma agenda muito racional, muito objetiva de reestruturação do Estado brasileiro, e vamos fazer isso junto com o ministro Paulo Guedes”, afirmou Maia em um fórum no Rio de Janeiro. Segundo o deputado, ele e Alcolumbre irão trabalhar com lideranças partidárias para tirar os projetos do papel.
No evento, Rodrigo Maia falou sobre as reformas da Previdência e administrativa. O parlamentar negou que a tramitação lenta da nova Previdência no Congresso tenha causado a redução da projeção de crescimento econômico. “As projeções caíram por outras questões. Isso que me preocupa. Estou preocupado com o curto prazo. Estamos caminhando para o aumento do desemprego e o aumento da pobreza”, disse.
O presidente da Câmara espera que a nova Previdência seja aprovada até julho na Casa. “A Previdência não era mais para ser um dilema, precisa ser a solução.”
Já a reforma administrativa deve ser votada mais para frente. O deputado destacou a importância da pauta. “Nós precisamos reestruturar a gestão pública no Brasil. O Estado brasileiro ficou caro. Os três Poderes, as carreiras típicas de Estado, os servidores da Câmara, recebem 67% mais que o seu equivalente no setor privado. Nos estados, a média é 30%”, afirmou.
Rodrigo Maia antecipou que já estão sendo feito estudos sobre o tema. “Não quero tirar um real daqueles que fizeram concurso e tem os seus diretos, mas daqui para frente vamos reconstruir as carreira”, prometeu.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.