Maia avalia que novo Congresso será melhor para aprovação de reformas

  • Por Jovem Pan
  • 22/11/2018 18h57
Alex Ferreira/Câmara dos Deputados Maia pode ser reconduzido à presidência da Câmara dos Deputados em 2019

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira (22) que o novo Congresso Nacional – que toma posse em 2019 – será “melhor para a aprovação de reformas”. O parlamentar, entretanto, fez questão de ressaltar que seu partido não indicou nomes para o governo de Jair Bolsonaro (PSL) e não terá “nenhum ministério”.

“O DEM não faz parte da base de Bolsonaro”, disse, questionado sobre três futuros ministros filiados à sigla. Maia ponderou que a escolha de Onyx Lorenzoni (Casa Civil) foi “pessoal” do presidente eleito, Tereza Cristina (Agricultura) foi indicada pelo deputado do MDB Alceu Moreira e Luiz Henrique Mandetta (Saúde) foi indicado pela bancada da saúde.

“O presidente está no caminho certo, tem que montar o governo com quem acha melhor”, falou, sobre a decisão de Bolsonaro de não fazer negociações com partidos para a composição de pastas, durante evento do BTG Pactual. “Não vejo problemas em construir governo sem dialogar com partidos.”

Para Maia, o caminho deve ser diferente caso a gestão queira aprovar reformas.

“Na relação com o Legislativo, diálogo com partidos é importante”, indicou. Na avaliação dele, a necessidade de uma reforma na Previdência tem sido melhor entendida pela população. Depois dessa prioridade, o deputado aponta para o avanço de mudanças tributárias, para que o sistema brasileiro de impostos fique menos complexo.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.