Maia: Governo pode usar fundo partidário para combater coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 23/03/2020 17h14 - Atualizado em 23/03/2020 17h14
FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Maia diz que governo poderá tirar dinheiro de qualquer pasta para combater o coronavírus

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou nesta segunda, 23, que o Governo Federal poderá utilizar todo o orçamento necessário para combater a crise causada pela pandemia de coronavírus, inclusive o dinheiro destinado para fins políticos, como os R$ 2 bi do fundo partidário, que vem sendo alvo de petições públicas nas redes sociais.

Em entrevista à CNN Brasil, Maia falou que o a equipe de Bolsonaro tem a liberdade para “gastar o que precisar”. “Se o Governo Federal entender que precisa usar, não vejo problema. Quanto gastaríamos só para liberar o fundo de garantia? Vai custar quanto? Todos os recursos que o governo julgar necessário, poderá usar”.

Maia lembrou que, com a aprovação do Estado de Calamidade Pública, o governo não precisa mais se ater ao teto de gastos. “Liberamos o Estado de Calamidade para poder gastar o que precisar. E se precisar tirar da política, os R$ 2 bi do fundo partidário, do judiciário, vai tirar”.

Para o parlamentar, a preocupação agora deve ser com as vidas – tanto dos que estão no grupo de risco e podem se contaminar mais facilmente com o vírus, quanto os que podem ter problemas financeiros causados pela recessão, mas não acredita que um olhar apenas para a economia seja o apropriado.

“A linha de pensamento é de preservação de vidas. Ouvi alguns economistas dizendo que mais contaminações resultam em menos recessão. Eu sou contra isso. Precisamos focar em achatar a curva de contágio. O governo precisa entender que o isolamento vai causar um tranco na economia”, disse Maia.

“Do meu ponto de vista, precisamos garantir a proteção dos mais vulneráveis. Construir mais leitos, como a Alemanha fez, e a gente sabe que tudo vai ter consequências. A vida é prioridade, tanto de quem pega o vírus como de quem pode ficar sem tem o que comer”, completou.

Segregação de orçamento

Rodrigo Maia anunciou que, entre hoje, 23, e terça-feira, 24, a Câmara discutirá a segregação do orçamento da crise, para que a gestão do orçamento destinado ao enfrentamento do Covid-19 seja feito de forma mais ágil.

“O poder executivo fará a gestão, por meio do comitê do Governo, que vai organizar as despesas. A segregação do orçamento faz com que quem esteja assinando fique mais confortável em gastar o que for necessário”.

Suspensão de contrato de trabalho

Perguntado sobre a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses, sugerida em Medida Provisória (MP) pelo governo Bolsonaro, Maia disse que se trata de algo “impensável”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.