Mais de 94 mil imigrantes entraram no Brasil no ano passado, aponta relatório
Relatório anual de inserção dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro, divulgado nesta quarta-feira (13) pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) indicou que mais de 94 mil estrangeiros entraram no País em 2016.
O número é 23% menor do que no auge das imigrações, em 2014. Naquele ano, o total de entradas de imigrantes chegou a 122 mil pessoas.
Do total das entradas registradas pelo Ministério da Justiça em 2016, 33,9%, o equivalente a 31 mil pessoas, se estabeleceram no Brasil de forma permanente – estadia e permanência maior de dois anos autorizada.
Entretanto, 59,8 mil pessoas, o equivalente a 63,6% são os estrangeiros com característica temporária – estadias de curta duração, geralmente para prestação de serviços.
De acordo com o Ministério da Justiça, 690 mil estrangeiros estão no Brasil de forma permanente e 359 mil de maneira temporária. Somando estes aos “fronteiriços”, que são 14.551 pessoas, e aos não informados, há um total de quase 1,06 milhão de imigrantes vivendo no País.
O principal grupo de estrangeiros vivendo no Brasil nos últimos sete anos é o de haitianos. No ano passado, somavam quase 81 mil pessoas. Os bolivianos aparecem em segundo com a entrada de 60,8 mil pessoas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.