Perto de colapso, Manaus abre novo hospital com para pacientes com coronavírus

  • 18/04/2020 15h48
PABLO TRINDADE/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO Hospital em Manaus tem mais 82 leitos para pacientes com Covid-19

O Amazonas ganhou o reforço de um novo hospital para atendimento às vítimas de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. As atividades do Hospital Nilton Lins, na capital Manaus, começaram neste sábado (18), com 16 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 66 leitos clínicos para atendimento exclusivo a pacientes da pandemia.

Propriedade de uma universidade privada na zona centro-sul da cidade, o local tem capacidade para 450 leitos, que devem ser abertos na totalidade ao longo das próximas semanas, segundo o governo do Amazonas. A secretária estadual de Saúde, Simone Papaiz, ressaltou que o principal objetivo da nova unidade de referência é desafogar as “portas de atendimento”. Neste sábado, o governador Wilson Lima (PSC) esteve no hospital para a formalidade de abertura.

A alocação da unidade foi feita por um período de 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias, com aluguel mensal de R$ 866 mil. Na quarta-feira (15), o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública Cezar Luiz Bandiera havia suspendido o contrato de aluguel ao acatar ação popular que alertava para uma capacidade ociosa no Hospital Delphina Aziz, até então o local de referência no atendimento à pandemia. O governo recorreu ao Tribunal de Justiça do Amazonas, que derrubou a decisão no dia seguinte.

O Delphina Aziz, que fica na zona norte de Manaus, tem capacidade para até 350 leitos, mas o Estado atua com 179 leitos no local, sendo 75 de UTI. Na sexta-feira (17), Simone Papaiz alertou para a necessidade de recursos humanos e estrutura, como parte elétrica, informática e serviços, como hotelaria, nutrição e segurança. “Isso [processo para novos leitos] está acontecendo numa velocidade muito alta, porque geralmente são processos mais morosos, mas nós não temos tempo”, explicou.

“Temos uma necessidade de mais de 800 leitos. Podemos aumentar o número de UTI e diminuir o de internação clínica, à medida que tenhamos condição humana e de equipamentos. A secretaria está exaustivamente tentando conseguir novos equipamentos”, detalhou a titular da pasta.

O Amazonas tem 1.809 casos de coronavírus, sendo 1.531 na capital Manaus e 278 no interior, onde não há estrutura clínica para atendimento a pacientes de casos graves. São 145 óbitos confirmados pela doença e 34 em investigação no Estado.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.