Mandetta diz que casos de coronavírus devem subir e prevê ‘dias duros’

  • Por Jovem Pan
  • 18/03/2020 15h53
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO O ministro da Saúde, Henrique Mandetta (direita), em coletiva com o presidente Jair Bolsonaro e outros ministros

O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, afirmou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (18), que o número de casos de coronavírus deve subir nos próximos dias.

Ele explicou que muitos casos ainda não sendo reportados ao Ministério e, por isso, é possível que haja um grande aumento no número de confirmações de COVID-19. “Vamos começar a perceber agora a subida dos casos, muitos ocorrem de maneira paralela [aos números oficiais]”, disse.

Mandetta reconheceu que o futuro ainda é incerto. “Teremos dias duros, semanas cansativas em que esse assunto vai nos trazer extremo estresse”, admitiu, dizendo que a pandemia ainda trará “notícias enviesadas” e “fake news”. “Nós vamos passar. Teremos dias difíceis, mas o Brasil já passou por momentos muito mais dramáticos do que esse na história.”

Apesar da previsão de que o número de casos vai subir, Henrique Mandetta comemorou o fato do Brasil estar seguindo as condutas de outros países em que há uma disseminação maior da doença, como o Reino Unido. “O nosso timing em termos de epidemiologia é muito similar ao resto do mundo. Esperamos poder passar por isso estressando ao mínimo, mas sabendo que podemos ter momentos em que medidas de mais restrição possam ser necessárias”, alertou.

Ele voltou a dizer que as primeiras mortes confirmadas pelo coronavírus no Brasil aconteceram com um número de casos confirmados mais alto do que em outros países. A primeira vítima foi um paulistano, nesta segunda-feira (16), após 290 casos.

“Nossa vigilância é considerada a que pegou os casos com mais rapidez”, disse Mandetta. “A grande maioria dos países começou a perder pacientes quando chegou a 80 casos. Nosso primeiro caso foi quando já tínhamos quase 300 casos”, continuou. Pouco antes da coletiva, um hospital particular de São Paulo confirmou mais duas mortes pelo coronavírus.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.