Marcelo Calero assume a Secretaria Nacional de Cultura
Marcelo Calero, atual secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, será o novo secretário nacional de Cultura, pasta que será subordinada ao Ministério da Educação.
Secretário do prefeito Eduardo Paes, do PMDB, mesmo partido de Michel Temer, Calero foi convidado na noite desta terça-feira (17) e, em seguida, informou a Paes sua intenção de aceitar o cargo.
Calero já está em Brasília nesta quarta-feira (18) para acertar os detalhes de sua participação no Governo. O convite ao secretário mostra o recuo na intenção de se colocar uma mulher para assumir o comando do órgão.
Histórico
Advogado e diplomata, Calero tem 33 anos e foi presidente do Comitê Rio450, que concentrou as comemorações dos 450 anos da cidade do Rio, em 2015. Nos últimos dias, ele chegou a participar de um encontro da área da cultura em que se pedia a permanência do MinC como ministério independente.
Marcelo Calero assumiu em janeiro de 2015 a secretaria carioca, na vaga deixada pelo jornalista Sérgio Sá Leitão. Curiosamente, o nome de Sá Leitão também foi aventado nos últimos dias para a Secretaria Nacional de Cultura. Em sua gestão, Calero intensificou o processo de descentralização e democratização do acesso à cultura no Rio.
Calero está na Prefeitura desde 2013, quando ingressou como coordenador-adjunto de relações internacionais e do cerimonial. Naquele mesmo ano passaria a coordenar a preparação da cidade para a festa dos 450 anos do Rio. Em sua passagem, o secretário sempre foi prestigiado pelo prefeito, que o elogia nas cerimônias públicas. Ele vinha se envolvendo na preparação da cidade para os Jogos Olímpicos.
*Com informações de Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.