Marcelo Freixo vai concorrer à presidência da Câmara em oposição a Maia

  • Por Jovem Pan
  • 03/01/2019 08h43
Agência BrasilO deputado federal eleito Marcelo Freixo (PSOL-RJ)

O deputado federal eleito Marcelo Freixo (PSOL-RJ) vai se candidatar à presidência da Câmara dos Deputados. O anúncio foi uma reação ao apoio do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

No Twitter, Freixo escreveu que “lutará para resgatar o espírito da Constituição”. “Vamos enfrentar a agenda de Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia que aprofundará ainda mais as desigualdades no país”, afirmou.

Ao confirmar sua candidatura, Marcelo Freixo teceu críticas à agenda de Jair Bolsonaro. De acordo com ele, os direitos sociais estão “ameaçados pelo novo governo e seus aliados”. “O meu compromisso como candidato à presidência da Câmara é com uma agenda econômica e social que promova a cidadania.”

O acordo de Maia com o PSL desagradou o PT, cujos dirigentes afirmaram que vão buscar conversar com outros partidos de oposição para definiri um posicionamento. A legenda também conversava com Rodrigo Maia, a fim de buscar espaço na Mesa Diretora.

“Não durou 24 horas o discurso de Bolsonaro de rompimento com a velha política. Hoje foi selado pelo PSL um acordão, envolvendo cargos, com os partidos políticos que ele tanto criticou, para apoiar reeleição de Rodrigo Maia para a Câmara dos Deputados”, escreveu no Twitter a presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann.

*Com informações da Agência Estado