Marco Aurélio Mello explica fatores que podem ter levado Barbosa à aposentadoria

  • Por Jovem Pan
  • 30/05/2014 08h57
Carlos Humberto/SCO/STF/ Divulgação Marco Aurélio Mello

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello disse nesta sexta-feira (30), em entrevista à JOVEM PAN, que a notícia de que o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, vai se aposentar precocemente causou mesmo surpresa no Judiciário.

“Foi uma surpresa para todos nós porque ele não avisou a qualquer dos integrantes do Tribunal, preferiu avisar aos chefes dos demais poderes”, contou. Mello ainda explicou no Jornal da Manhã que o problema de saúde na coluna de Barbosa pode ter influenciado na decisão.

Questionado sobre a influência da derrota no processo de julgamento do escândalo do mensalão, em que réus se utilizaram de embargos infringentes para obter redução de penas, o ministro explicou que pode, sim, ter algum peso, mas ponderou.

“Psicologicamente pode ter afetado. Eu costumo dizer que no plenário nós não disputamos o que quer que seja, nem mesmo a supremacia intelectual”, falou ao jornalista Anchieta Filho. Mello contou ainda sobre o legado que Barbosa deixa a partir de seu desempenho à frente do STF.

Ouça todos os detalhes no áudio.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.