Meirelles é interrompido em fala em Paris por grito de “golpista” de manifestante

  • Por Estadão Conteúdo
  • 09/06/2017 11h14
WAS10. WASHINGTON DC (EE.UU), 07/10/2016.- El Ministro de Hacienda de Brasil, Henrique Meirelles, habla hoy, viernes 7 de octubre de 2016, en una rueda de prensa en el Ronald Reagan Trade Center en Washington (EE.UU.), en el marco de las reuniones anuales del Fondo Monetario Internacional y el Banco Mundial. El Ministro Meirelles dijo que la economía de su país esta registrando un impulso de confianza con las reformas anunciadas en el congreso con el fin de dejar atrás la aguda recesión. EFE/LENIN NOLLY. EFE/LENIN NOLLY Henrique Meirelles - EFE

Alguns minutos após o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, iniciar sua participação em um seminário sobre América Latina, em Paris, enfatizando o trabalho das reformas no País, ele foi interrompido por gritos, em português, de uma manifestante da plateia: “Golpista! Golpista! Corrupto! Você tem dinheiro na Suíça!.”

Ela não parou também por alguns minutos até que foi retirada do local por seguranças do evento: “Vai ser derrubado seu governo no Brasil”, continuou, em protesto.

Enquanto a manifestante ainda gritava no meio da plateia, Meirelles insistia em continuar seu discurso sobre as reformas, no palco do evento. Ao ser retirada do local, a manifestante se apresentou ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) como brasileira e disse que seu nome era Josette de Lima. 

Ao sair do evento, mas ainda dentro do prédio do Ministério de Economia e Finanças, ela disse aos seguranças, ainda em português, que era militante do PT.

Depois, correspondentes brasileiros tentaram abordar a manifestante ainda nas instalações do prédio, mas os seguranças não permitiram e a retiraram do local. Meirelles fez sua apresentação em “portunhol”, atendendo a pedidos da organização, já que a maioria dos participantes é de países de língua espanhola. Mesmo antes do episódio, o ministro já consultava periodicamente e escrevia em seu telefone celular.

Ele participou do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe 2017: “Repensar a Globalização para o Desenvolvimento Inclusivo e a Juventude”, realizado no Ministério de Economia e Finanças da França, em Paris. Especificamente, Meirelles falou no painel: “América Latina e Caribe, enfrentando os novos desafios da globalização”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.