Mesa Diretora da Câmara deve criar código de vestimenta para mulheres, que não existe

  • Por Jovem Pan
  • 04/09/2015 09h23
Brasília registra a máxima de 31,7ºC, segundo o Inmet, e faz mulheres circularem no plenário do Senado com roupas informais; o senador Gerson Camata (PMDB) apresentou proposta para abolir o uso de paletó e gravata no Congresso.(Brasília (DF), 29.10.2008. 16h. Foto de Lula Marques/Folhapress) Lula Marques/Folhapress - 2008 No calor

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados vai elaborar um projeto para impor um dresscode, código de vestimenta, para as mulheres que circulam nas dependências da casa legislativa.

O regimento interno atual impõe que homens só podem transitar pelo Salão Verde e Plenário com terno e gravata. Não há regras estabelecidas para as mulheres.

Em outros poderes da República, como no Judiciário, as mulheres precisam de usar blazer, calça social e saias que não sejam muito curtas.

O primeiro-secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), disse que vai elaborar um projeto com regras para evitar excessos e submeterá a proposta aos demais dirigentes da Câmara. Por se tratar de uma questão administrativa, porém, o projeto não deverá passar pelo Plenário. Apenas os membros da Mesa Diretora da Câmara votarão e decidirão a questão.

O deputado Chico Alencar (PSol – RJ) chama a medida de “idiota” e diz que há pautas mais importantes a serem debatidas, como “crise, desemprego, inflação, insegurança, cortes na educação e saúde”. Alencar diz que estabelecer o que deve ser usado ou não pelas deputadas “naufraga a pequena visão de seriedade que o parlamento tem”.

“A gente parece que está virando uma delegacia de costumes”, criticou.

A senadora Rose de Freitas (PMDB) concorda que o Congresso Nacional não deve parar suas atividades, mas entende a necessidade de haver um código de vestimentas para as mulheres que frequentam o prédio do Legislativo.

Informações do repórter Jovem Pan em Brasília Antonio Maldonado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.