Metanol: morre uma das sete vítimas intoxicadas no interior da Bahia

Trata-se de um homem de 31 anos que morava no município de Ribeira do Pombal, município no interior do Estado onde ocorreu a contaminação

  • Por Jovem Pan
  • 03/01/2026 21h37
  • BlueSky
João Valério/Governo de São Paulo Fiscalização em bar de São Paulo após casos de bebidas adulteradas com metanol Secretaria Municipal da Saúde de Ribeira do Pombal, "adotou imediatamente o protocolo" recomendado pelo Ministério da Saúde para casos de metanol

A Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou neste sábado (3) que uma das sete vítimas intoxicadas por metanol no interior do Estado morreu na última sexta-feira (2). Trata-se de um homem de 31 anos que morava no município de Ribeira do Pombal, município no interior do Estado onde ocorreu a contaminação. Ele e outras seis pessoas passaram mal após consumirem bebida alcoólica contaminada com a substância durante uma festa de noivado.

A morte foi confirmada pelo Instituto Couto Maia, em Salvador, para onde os pacientes mais graves foram transferidos. De acordo com a Sesab, quatro das vítimas da intoxicação receberam assistência na rede de saúde do próprio município e já tiveram alta, enquanto três, em estado mais grave, foram encaminhadas para o hospital da capital baiana. Além do homem morto, os outros dois pacientes seguem internados.

As vítimas foram internadas na segunda-feira (29) após apresentarem sintomas como vômitos, náusea, tontura, sensação de desmaio, falta de ar e visão turva. De acordo com a secretaria, uma perícia técnica constatou a presença de metanol em bebidas destiladas consumidas pelas vítimas. Além disso, “análise laboratorial confirmou a presença de metanol nas amostras de sangue” dos pacientes.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A pasta disse que, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeira do Pombal, “adotou imediatamente o protocolo” recomendado pelo Ministério da Saúde para casos do tipo.

Diante do episódio na Bahia, o Ministério da Saúde disse que reforçou na quarta-feira, 31, o estoque da Bahia com o envio de mais cem unidades do antídoto fomepizol, usado para reverter a intoxicação por metanol. “Com a nova remessa, a rede estadual já recebeu 318 ampolas de etanol e 206 unidades de fomepizol”, disse a pasta, em nota.

O ministério disse ainda que todos os Estados estão abastecidos com os insumos necessários para o tratamento do quadro e que “acompanha em todo o País as notificações de intoxicação por metanol e mantém monitoramento ativo junto aos estados por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS)”.

De acordo com o órgão federal, foram confirmados, até o momento, 74 casos de intoxicação por metanol no Brasil, com 25 óbitos.

*Com informações do Estadão Conteúdo

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.