Militares israelenses ‘ficarão o tempo que for necessário’, diz embaixador

  • Por Jovem Pan
  • 29/01/2019 08h55 - Atualizado em 29/01/2019 16h42
Divulgação/Twitter Delegação de Israel deve chegar ao Brasil por volta das 12 horas deste domingo (27) para ajudar no resgate às vítimas da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais As tropas israelenses chegaram à cidade mineira de Brumadinho no último domingo (27) para ajudar nas buscas de vítimas da tragédia com a barragem que se rompeu na sexta-feira.

O grupo de 136 militares de israelenses, entre médicos, técnicos e engenheiros, ficará no Brasil o tempo que for necessário, afirmou o embaixador de Israel, Yossi Shelle. “O tempo da missão no Brasil depende da necessidade. A equipe está aqui com grande entusiasmo, e Israel está fazendo aqui o mesmo trabalho de ajuda humanitária que fez em outros países como, por exemplo, México e Filipinas”, disse ele.

As tropas israelenses chegaram à cidade mineira de Brumadinho, em Minas Gerais, no último domingo (27) para ajudar nas buscas de vítimas da tragédia com a barragem que se rompeu na sexta-feira. Na missão, há cães farejadores, equipamentos para captação de sinais de celular e mergulhadores com condições de localizar pessoas vivas e mortas.

Segundo o diplomata, trata-se de uma cooperação que envolve “um valor imenso de amizade, de humanidade” entre os dois países. “Estamos disponibilizando 136 militares, homens e mulheres, com treinamento especial para salvar vidas. Temos condições de localizar pessoas vivas ou mortas”, disse.

De acordo com o embaixador, as negociações para o envio da equipe multidisciplinar de Israel foram definidas entre o presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. E ele enalteceu a relação entre seu país e o Brasil. “A amizade de Israel e Brasil está mais forte do que nunca. Lembro que eu falei que Bolsonaro é um segundo Oswaldo Aranha, isso é porque ele fez tantas coisas em pouco tempo que merece esse título. As pessoas precisam entender o valor das coisas que Bolsonaro fez e faz.”

“Somos amigos há muitos anos. O povo brasileiro tem muitas ligações com Israel. Infelizmente, há alguns anos, diminuiu um pouco. Agora, graças a Deus, vamos desfrutar novamente essa amizade. O tempo define como vão ser feitas as ações entre os dois países.”

Ciência e Tecnologia

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, está em Israel para verificar os estudos mais avançados na área de dessalinização de água. Para o embaixador, as negociações são positivas.

“Ele [Marcos Pontes] está fazendo uma visita oficial. Ele vai cuidar da questão da água, a questão da seca do Norte, vai examinar as plantas de dessalinização de água, de reúso de água, de tratamento de esgoto. Ele tem muitos conhecimentos e vai perceber a importância dessa viagem para os dois países”, afirmou Benjamin Netanyahu.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.