Ministério da Agricultura registra 42 agrotóxicos com objetivo de ‘baratear preços dos alimentos’

Segundo a pasta, apenas um dos registros se refere a um ingrediente novo; todos os outros são genéricos

  • Por Jovem Pan
  • 24/06/2019 12h01 - Atualizado em 24/06/2019 12h06
ANANDA MIGLIANO/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO Governo diz que produtos esperavam aprovação há quatro anos

O Ministério da Agricultura anunciou, nesta segunda-feira (24), o registro de 42 agrotóxicos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) através do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária.

De acordo com o ministério, entre os novos registros, apenas um traz um ingrediente ativo novo. Outros 29 são produtos técnicos equivalentes, ou seja, genéricos de princípios ativos já autorizados no País para uso industrial e os últimos 12 são genéricos já prontos para serem usados no controle de pragas na agricultura brasileira.

O novo ingrediente registrado é o Florpirauxifen-benzil, que é o primeiro ativo novo aprovado em 2019. Ele apresenta alta eficiência contra a infestação de diversas plantas daninhas para as quais hoje o produtor rural tem muitas dificuldades para controlar.

Segundo o governo federal,  todos esses produtos já estavam há quatro anos na fila de aprovação. O Ministério da Agricultura disse que o objetivo dos registros  é baratear seus preços, fazendo com que o custo de produção caia e, consequentemente, os preços dos alimentos para o consumidor brasileiro também seja reduzido.

Já a aprovação de novos produtos tem como objetivo disponibilizar novas alternativas de controle mais eficientes e com menor impacto ao meio ambiente e à saúde humana.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.