Ministério da Educação nomeia novo ‘número 2’ da pasta

  • Por Jovem Pan
  • 29/03/2019 08h32 - Atualizado em 29/03/2019 11h52
Divulgação O novo secretário-executivo do Ministério da Educação, tenente-brigadeiro Ricardo Machado Vieira O novo secretário-executivo do Ministério da Educação, tenente-brigadeiro Ricardo Machado Vieira

Ricardo Machado Vieira foi nomeado para a secretaria Secretaria-Executiva do Ministério da Educação — cargo mais importante do órgão, abaixo apenas do próprio ministro, que estava vazio há quinze dias. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (29).

Desde fevereiro deste ano, Ricardo era assessor especial da presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Militar, ele já ocupou o posto de chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (FAB).

O cargo que Vieira vai ocupar passou por uma verdadeira dança das cadeiras nesses três primeiros meses do governo Jair Bolsonaro. A antecessora de Ricardo, a pastora Iolene Lima, foi “desconvidada” a assumir o posto, mesmo depois de ter sido anunciada para ele. Sua nomeação, no entanto, nem chegou a ser oficializada no DOU.

Antes, já tinham passado pelo cargo Luiz Antônio Tozi e Rubens Barreto da Silva. Por causa dessas idas e vindas, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez chegou a ser desautorizado a nomear integrantes da sua própria equipe por ordem do Palácio do Planalto. Ao todo, a pasta soma quinze exonerações e oito recuos nesses quase 90 dias de gestão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.