Ministério da Saúde vai atualizar os dados sobre saúde bucal dos brasileiros
Como os brasileiros cuidam do sorriso? Para responder a essa pergunta, o Ministério da Saúde irá realizar mais uma edição do levantamento epidemiológico em saúde bucal, o SB Brasil 2020.
Realizado a cada 10 anos, o estudo ajuda a qualificar o planejamento de políticas e programas de prevenção e assistência em saúde bucal.
A pesquisa vai avaliar aproximadamente 30 mil pessoas em todo o país para avaliar os principais problemas dos brasileiros.
Os quatro levantamentos anteriores contribuíram para construção da série histórica e da base de dados do perfil de saúde bucal.
A primeira edição, realizada em 1986, que abrangeu dezesseis capitais do Brasil, diagnosticou um alto índice de cáries.
Na época, jovens de doze anos tinham de seis a sete dentes afetados.
Na edição mais recente, de 2010, o estudo mostrou redução significativa de doenças bucais, apresentando um índice melhor que a média dos países das Américas.
A odontopediatra Miriam Matoba explica a importância da escovação desde a infância. “É importante para você não ter cáries nos dentes. A cárie pode levar não só a dor, mas também à perda de elementos dentários”, diz.
Com o SB Brasil 2020, será possível qualificar o programa Brasil Sorridente, permitindo verificar tendências e avaliar os serviços de saúde do SUS.
Uma consulta pública está aberta para avaliação da metodologia a ser usada no inquérito.
O documento ficará disponível para contribuições até 17 de janeiro e podem ser enviadas por meio de formulário eletrônico.
*Com informações da repórter Livia Fernanda.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.