Ministério da Saúde vai atualizar os dados sobre saúde bucal dos brasileiros

  • Por Jovem Pan
  • 06/01/2020 09h39 - Atualizado em 06/01/2020 09h46
Divulgação dentista A pesquisa vai avaliar aproximadamente 30 mil pessoas em todo o país para avaliar os principais problemas dos brasileiros. 

Como os brasileiros cuidam do sorriso? Para responder a essa pergunta, o Ministério da Saúde irá realizar mais uma edição do levantamento epidemiológico em saúde bucal, o SB Brasil 2020.

Realizado a cada 10 anos, o estudo ajuda a qualificar o planejamento de políticas e programas de prevenção e assistência em saúde bucal. 

A pesquisa vai avaliar aproximadamente 30 mil pessoas em todo o país para avaliar os principais problemas dos brasileiros. 

Os quatro levantamentos anteriores contribuíram para construção da série histórica e da base de dados do perfil de saúde bucal.

A primeira edição, realizada em 1986, que abrangeu dezesseis capitais do Brasil, diagnosticou um alto índice de cáries. 

Na época, jovens de doze anos tinham de seis a sete dentes afetados.

Na edição mais recente, de 2010, o estudo mostrou redução significativa de doenças bucais, apresentando um índice melhor que a média dos países das Américas.

A odontopediatra Miriam Matoba explica a importância da escovação desde a infância. “É importante para você não ter cáries nos dentes. A cárie pode levar não só a dor, mas também à perda de elementos dentários”, diz. 

Com o SB Brasil 2020, será possível qualificar o programa Brasil Sorridente, permitindo verificar tendências e avaliar os serviços de saúde do SUS.

Uma consulta pública está aberta para avaliação da metodologia a ser usada no inquérito.

O documento ficará disponível para contribuições até 17 de janeiro e podem ser enviadas por meio de formulário eletrônico.

*Com informações da repórter Livia Fernanda.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.