Ministro da Educação anuncia novos secretários; conheça os perfis

  • Por Jovem Pan
  • 10/04/2019 18h12 - Atualizado em 10/04/2019 18h20
Marcos Corrêa / PR Abraham Weintraub, indicado no início da semana pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o cargo

Foram anunciados na tarde dessa quarta-feira (10) os novos secretários que vão compor a equipe do Ministério da Educação (MEC). As mudanças foram comunicadas pelo novo ministro da pasta, Abraham Weintraub, indicado no início da semana pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o lugar deixado por Ricardo Vélez Rodríguez.

De acordo com nota divulgada pelo MEC, permanecem nos cargos os titulares da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, Bernardo Goytacazes de Araujo, e de Alfabetização, Carlos Francisco Nadalim. A Secretaria de Alfabetização é responsável pela elaboração de uma Política Nacional de Alfabetização, meta estipulada para o MEC para os cem dias de governo do presidente Jair Bolsonaro.

Conheça os novos secretários

Secretário executivo, Antonio Paulo Vogel de Medeiros: É ex-secretário executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República. Formado em economia e direito, com pós graduação em administração financeira. É auditor federal de finanças e controle desde 1998. Foi consultor do Banco Mundial e atuou na transição do governo federal.

Secretário executivo adjunto, Rodrigo Cota: Ocupava o cargo de diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Economia, onde respondia pelos assuntos da Previdência Social, Trabalho e Políticas Sociais. Tem graduação em administração de empresas e pós-graduação em relações e negócios internacionais.

Secretário de Educação Básica, Janio Carlos Endo Macedo: Atuava na Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. Tem graduação em direito e MBA em formação geral para altos executivos. É funcionário aposentado do Banco do Brasil, onde trabalhou por 34 anos, exercendo vários cargos na rede de agências.

Secretário de Educação Superior, Arnaldo Barbosa de Lima Junior: É analista técnico de políticas sociais e diretor de Seguridade na Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe). Foi um dos autores da reforma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Graduado em economia internacional e comércio exterior, já atuou como conselheiro fiscal e de administração em várias empresas.

Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Silvio José Cecchi: Graduado em Biomedicina, já assumiu a presidência do Conselho Federal da profissão. É o único que já atuou no Ministério da Educação. Entre 2016 e 2018, foi diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde da Sesu e também secretário da Seres.

Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Antunes Culau: É ex-secretário de Gestão Corporativa do Ministério da Economia. Foi secretário de estado de Planejamento e Gestão no governo do Rio Grande do Sul e superintendente do Tesouro Estadual no governo de Goiás. Tem graduação em economia e pós-graduação em finanças empresariais, administração pública e políticas públicas e governo.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.