Ministro da Justiça italiano adia por mais 15 dias extradição de Pizzolato

  • Por Agência Estado
  • 06/10/2015 19h56
Antonio Cruz/Agência Brasil Henrique Pizzolato

O ministro da Justiça italiano Andrea Orlando adiou por mais 15 dias a extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão. O Brasil deve ser informado oficialmente nesta quarta-feira (6) da decisão, de acordo com uma fonte do ministério.

O adiamento aconteceu no mesmo dia em que a Corte Europeia de Direitos Humanos, na França, negou o recurso da defesa que pedia a suspensão da extradição. O ministro estava sofrendo pressão de um grupo de senadores italianos contrários à medida. Segundo a assessoria de imprensa de Orlando, no entanto, a decisão foi tomada por questões burocráticas que ainda estão pendentes.

Na certeza de levar Pizzolato à Papuda, o governo brasileiro tinham mandado nesta segunda-feira, 05, três agentes da Polícia Federal para providenciar todo o trâmite burocrático.

O representante do Ministério da Justiça italiano, Giuseppe Albenzio, disse ter sido surpreendido pela decisão.”O que pode ter acontecido é que a Corte Europeia tenha negado a suspensão da extradição, mas tenha considerado admissível o recurso. Quando um recurso é admissível, ele deve ser discutido, mas é praticamente impossível que marque uma audiência para os próximos 15 dias.”

O advogado de Pizzolato, Alessandro Sivelli, afirmou que soube extraoficialmente da notícia sobre a prorrogação de 15 dias e que ele mesmo teria informado alguns parlamentares sobre a decisão do ministro. “Para mim foi uma surpresa, mas não entendi o motivo, não tenho a menor ideia do que está acontecendo”, diz. Segundo ele, uma comunicação oficial foi mandada à Penitenciária Sant´Anna, de Modena, onde Pizzolato está preso. Mas não sabe se o brasileiro já foi avisado ou não.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.