Ministro diz que Brasil está pronto para discutir reformas na OMC
A declaração de Aloysio Nunes Ferreira, nesta sexta-feira (28), ocorreu pouco antes da cúpula brasileira deixar a África do Sul.
O presidente Michel Temer e o ministro estavam no encontro do BRICS, que também reuniu líderes de Rússia, Índia, China e África do Sul.
O ministro Aloysio Nunes destaca que o Brasil está aberto para discutir mudanças na OMC junto aos Estados Unidos e à União Europeia, e reclamou do bloqueio, por parte dos Estados Unidos, do mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio.
O Canadá se colocou à disposição para sediar a discussão da reforma da OMC. Representantes dos governos norte-americano e chinês devem ficar de fora do encontro.
Durante discurso no evento do Brics, o presidente Michel Temer aproveitou para pedir mais integração econômica com os países da África. Apesar do aceno, Michel Temer deixou a reunião do Brics antes da hora, e não acompanhou uma rodada de discursos de líderes africanos.
O emedebista antecipou a volta ao Brasil para não deixar o presidente do Senado, Eunício Oliveira, inelegível ao entrar no território nacional.
Na declaração final, o Brics alerta para desafios sem precedentes enfrentados pelo comércio global.
O governo brasileiro saiu da cúpula sem o importante acordo para franquear acesso a imagens de satélites nos territórios dos outros países.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.