Ministro do STF Teori Zavascki morre em acidente de avião no RJ

  • Por Jovem Pan
  • 19/01/2017 17h39
Carlos Humberto/SCO/STF - 31/03/2016 Teori Zavascki

O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki morreu no acidente do avião que caiu nesta quinta-feira (19) nas proximidades de Paraty, no Rio de Janeiro. A aeronave partiu do Campo de Marte (SP) e ia para o Rio de Janeiro com quatro passageiros a bordo. A informação da morte do magistrado foi confirmada pelo filho dele pelo Facebook. Antes, o filho de Zavascki havia confirmado a presença do pai no voo e pediu para os amigos para “rezarem” pela sobrevivência do ministro. 

A aeronave seria da empresa Emiliano Empreendimentos e tinha a capacidade de levar sete passageiros. Os destroços já estão sendo recolhidos e a Polícia Militar já disponibilizou lanchas para ajudar nas buscas. O Cenipa também está mobilizado para saber mais informações sobre o acidente.

Teori, que tinha 68 anos, era o ministro relator das ações da Operação Lava Jato no Supremo. Cabia a ele os próximos e decisivos passos da investigação que envolve alguns dos políticos mais emblemáticos do Brasil e que possuem foro privilegiado e, portanto, só podem ser julgados pela mais alta corte.

O ministro era responsável pela homologação das conhecidas “delações do fim do mundo”, colaborações de 77 executivos da construtora Odebrecht com a Justiça. A expectativa era que o ministro do STF começasse a decidir em fevereiro a oficialização ou não das delações que envolviam diversos políticos importantes dos núcleos do governo de Michel Temer e Dilma Rousseff. Enquanto estava em recesso, a equipe de juízes do ministro analisava o extenso material resultante de uma longa negociação que se estendeu por todo o ano de 2016.

Teori Zavascki substituiu Cézar Peluso como ministro do STF em 2012, após aprovação no plenário do Senado, em meio ao processo de julgamento do mensalão.

O filho do ministro, Francisco Phen Zavascki, confirmou o falecimento:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.