Moraes suspende medida de Bolsonaro que restringe acesso a informações

A MP desobrigava órgãos da administração pública de responder pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação (LAI) devido a crise provocada pelo coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 26/03/2020 13h51 - Atualizado em 26/03/2020 13h53
  • BlueSky
EFE/Andre Coelho pesar da vitaliciedade, os magistrados podem deixar o cargo antes do previsto de forma voluntária ou até mesmo serem afastados por meio de processo de impeachment Ministro Alexandre de Moraes é o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a suspensão da Medida Provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro, que criava limitações ao acesso a informações em meio às limitações causadas pelo coronavírus. A informação é do jornal Folha de S. Paulo. 

A norma, de acordo com Moraes, “não estabelece situações excepcionais e concretas impeditivas de acesso a informação”.

Atendendo a um pedida da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que afirmava que a medida “limitaria o direito à informação, transparência e publicidade”.

Para Moraes, a “Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, consagrou expressamente o princípio da publicidade como um dos vetores imprescindíveis à administração pública, conferindo-lhe absoluta prioridade na gestão administrativa e garantindo pleno acesso às informações a toda a sociedade”.

A MP desobrigava órgãos da administração pública de responder pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação (LAI).

  • BlueSky
  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.