Moro aceita pedido da PF e audiência de Lula fica para dia 10 de maio

  • Por Jovem Pan
  • 26/04/2017 11h10
BRA105. SAO PAULO (BRASIL), 15/03/2017.- El expresidente brasileño Luiz Inacio Lula da Silva ofrece un discurso durante una manifestación contra la reforma al régimen de jubilaciones propuesta por el presidente Michel Temer hoy, miércoles 15 de marzo de 2017, en Sao Paulo (Brasil). Cientos de miles de brasileños se manifestaron hoy en ciudades del país contra la reforma al régimen de jubilaciones propuesta por el presidente Michel Temer, quien salió en defensa de la iniciativa y dijo que busca evitar un "colapso". EFE/Fernando Bizerra Jr. EFE/Fernando Bizerra Jr. Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante ato contra a Reforma da Previdência na Av. Paulista

O juiz federal Sérgio Moro decidiu nesta quarta-feira (26) adiar o depoimento do ex-presidente Lula para o dia 10 de maio. O depoimento estava anteriormente marcado para o dia 03 de maio.

Este é um dos processos a que o petista responde na Operação Lava Jato.

A decisão de Moro foi publicada no sistema da Justiça na manhã desta quarta e foi motivada por um pedido da Polícia Federal, que pediu mais tempo para organizar a segurança no local.

Há evento e uma conclamação para manifestação de apoio ao ex-presidente, organizada pelo próprio Partido dos Trabalhadores (PT), siglas aliadas e grupos sindicais. Caravanas de várias cidades brasileiras se mobilizam. Cerca de 1,8 mil pessoas tinham confirmado presença no evento no Facebook.

Grupos contrários a Lula também chamam militantes em defesa da Lava Jato.

“É possível que, na data do interrogatório, ocorram manifestações favoráveis ou contrárias ao acusado em questão, já que se trata de uma personalidade política, líder de partido e ex-Presidente da República. Manifestações são permitidas desde que pacíficas. Havendo, o que não se espera, violência, deve ser controlada e apuradas as responsabilidades, inclusive de eventuais incitadores”, disse o juiz.

O processo

Réu em cinco ações penais pelo Brasil, Lula é acusado pelo Ministério Público, no processo sobre o qual vai depor a Moro, de receber “benesses” da empreiteira OAS por meio do apartamento 164-A do Edifício Solaris, o tríplex do Guarujá.

A defesa do ex-presidente alega que o imóvel jamais foi dele.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.