Moro manda soltar segundo executivo da Odebrecht, com medidas cautelares

  • Por Agência Estado
  • 19/10/2015 18h09
SÃO PAULO, SP, 20.08.2015: SERGIO-MORO - O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, durante debate sobre corrupção com o tema: “O Combate à Corrupção Empresarial no Direito Brasileiro”, no V Simpósio de Direito Empresarial, da ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial, no WCT, em São Paulo. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress) Danilo Verpa/Folhapress Juiz Sérgio Moro participa de simpósio com advogados empresariais em São Paulo

O juiz Sérgio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato, mandou soltar o executivo César Ramos Rocha, da Odebrecht, nesta segunda-feira, 19, com medidas cautelares, como entrega de passaporte. O magistrado estendeu a ele o benefício concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a Alexandrino Alencar – outro ex-dirigente da maior empreiteira do País.

Os dois estavam presos desde 19 de junho quando foi deflagrada a Operação Erga Omnes, 14ª fase da Lava Jato. A decisão de Moro sobre César Ramos Rocha não se estende ao presidente da maior empreiteira do País, Marcelo Bahia Odebrecht, e aos executivos Marcio Faria e Rogério Araújo, ligados ao grupo.

Nesta segunda-feira, Moro decretou nova prisão preventiva de Marcelo Odebrecht, Marcio Faria e Rogério Araújo, a pedido da Procuradoria da República, que imputa a eles propina de R$ 137 milhões em oito contratos da Petrobras.

Moro decidiu sobre César Ramos Rocha. “Considerando a fundamentação da liminar concedida em 16 de outubro de 2015 pelo eminente Ministro Teori Zavascki no HC 130254 em favor de Alexandrino de Salles Ramos de Alencar, reputo extensível o benefício concedido ao acusado Cesar Ramos Rocha. Não é o caso de extensão dele, porém, aos demais acusados, como já fundamentado na decisão tomada nesta data na ação penal conexa 5051379-67.2015.4.04.7000, já que para eles há motivos específicos relacionados ao risco à aplicação da lei penal e ao risco à instrução e à investigação.”

O juiz determinou a César Ramos Rocha as mesmas medidas cautelares impostas a Alexandrino Alencar:

– comparecimento mensal em Juízo, para informar e justificar atividades, com proibição de mudar de endereço sem autorização;
– obrigação de comparecimento a todos os atos do processo, sempre que intimado;
– proibição de manter contato com os demais investigados, por qualquer meio;
– proibição de deixar o país, devendo entregar seu passaporte em até 48 (quarenta e oito) horas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.