Moro quer ‘entrega imediata’ de Battisti à Itália após escala no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 13/01/2019 15h40
EFE Moro quer trazer o italiano Cesare Battisti ao Brasil para ‘entrega imediata’ à Itália

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, quer trazer o italiano Cesare Battisti ao Brasil para ‘entrega imediata’ à Itália. Cabe à Bolívia decisão de mandar o italiano ao Brasil ou diretamente para a Itália.

Foragido desde 14 de zembro, Battisti foi preso na noite de sábado (12), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Ele foi condenado na Itália por quatro assassinatos no anos 1970.

Battisti tem ordem de prisão cautelar determinada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal. Na decisão, Fux expediu o mandado de prisão para ser cumprido pela Interpol, no Brasil representada pela Polícia Federal. Também citou pedido da Interpol para prender Battisti pelos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Em 2010, o STF julgou procedente o pedido de extradição feito pela Itália três anos antes, mas deixou a palavra final para o presidente da República. À época, o petista Luiz Inácio Lula da Silva negou, no último dia de mandato, entregar Battisti.

No ano passado, a Itália pediu que o governo Michel Temer revisasse a decisão de Lula. A defesa do italiano solicitou, então, ao STF um habeas corpus preventivo. À época, Fux concedeu liminar (decisão provisória), que ele mesmo revogou agora.

Durante a campanha eleitoral, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou que extraditaria imediatamente Battisti.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.