Moro renova presença da Força Nacional no Ceará por 30 dias
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, anunciou a permanência da Força Nacional no Ceará por mais 30 dias. A prorrogação foi feita três dias após a pasta informar que retiraria a tropa do estado.
A corporação foi enviada ao Ceará há um mês, para apoiar as forças de segurança do estado no combate à onda de violência das facções criminosas. Os homens da tropa trabalham principalmente no patrulhamento de vias, terminais de ônibus e em ações de inteligência em integração com as polícias locais.
A pasta anunciou que a atuação da Força Nacional “promoveu uma redução das ações causadas pelos grupos criminosos, restaurando a lei, a ordem e protegendo a população cearense”.
Pelos dados da tropa, houve 442 ataques no Ceará entre 2 e 31 de janeiro e mais de 446 pessoas foram presas. Entre os dias 1 de fevereiro e 4 de fevereiro, houve apenas um ataque.
Pará
A Força Nacional de Segurança Pública também enviará tropas para Belém, capital do Pará. O pedido foi feito pelo governador do estado, Helder Barbalho (PSDB). O número inicial é de 200 homens. A justificativa informada é o alto índice de criminalidade na cidade.
O chefe da corporação, coronel Aginaldo de Oliveira, disse que está sendo feito um estudo sobre como vai ser feita a atuação em conjunto com o Estado, mas que até o dia 15 de março já haverá homens em Belém. A operação deverá ser dividida em seis regiões diferentes da capital paraense.
Com Agência Estado
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.