Morre Constantino Júnior, fundador e presidente do conselho da GOL

Empresário de 57 anos foi o responsável por introduzir o modelo de baixo custo na aviação brasileira; companhia manifestou pesar em nota oficial

  • Por Jovem Pan
  • 24/01/2026 09h41 - Atualizado em 24/01/2026 10h48
  • BlueSky
Divulgação / Flickr / GOL Linhas Aéreas Inteligentes Morreu neste sábado (24) Constantino Júnior, fundador da GOL Morre Constantino Júnior, fundador e presidente do conselho da GOL

Morreu neste sábado (24), aos 57 anos, o empresário Constantino de Oliveira Júnior, fundador e atual presidente do Conselho de Administração da GOL Linhas Aéreas. A informação foi confirmada pela companhia por meio de comunicado oficial. Ele estava internado em um hospital da capital paulista, onde tratava um câncer diagnosticado há alguns anos.

Constantino Júnior foi uma figura central na aviação comercial brasileira nas últimas décadas. Ele fundou a GOL em 2001, introduzindo no país o conceito de “baixo custo, baixa tarifa”, modelo de negócios que democratizou o acesso ao transporte aéreo e acirrou a concorrência no setor.

Antes de ingressar no mercado de aviação, o empresário atuou no setor de transporte rodoviário. Entre 1994 e 2000, foi diretor da Comporte Participações, grupo controlado por sua família e focado no transporte terrestre de passageiros.

Na GOL, Constantino ocupou o cargo de Diretor-Presidente (CEO) desde a fundação até 2012, período marcado pela expansão da empresa. Após deixar a função executiva, assumiu a presidência do Conselho de Administração, posição que manteve até hoje. Recentemente, ele também atuava como membro do Conselho e fundador do Grupo ABRA, holding criada para controlar as operações da GOL e da Avianca.

Sua gestão foi reconhecida pelo mercado com diversas premiações, incluindo o título de “Executivo de Valor” pelo jornal Valor Econômico (2001 e 2002) e “Executivo Ilustre” na categoria Transporte Aéreo pela IATA (2008).

Leia a íntegra da nota da GOL:

A GOL Linhas Aéreas manifesta profundo pesar pelo falecimento de seu fundador, Constantino Júnior, neste sábado, 24/01/2026, aos 57 anos.

Há 25 anos, Júnior e a família Constantino deram início à trajetória da mais brasileira das companhias aéreas. Com uma visão empreendedora e valores sólidos, nascia uma empresa reconhecida por sua excelência, referência em inovação e por seu compromisso com o desenvolvimento do Brasil.

Neste dia de enorme tristeza, a Companhia se solidariza com os familiares e amigos, expressando seus sentimentos e reconhecendo seu legado.

Sua liderança, sua visão estratégica e, sobretudo, seu jeito simples, humano, inteligente e próximo deixaram marcas profundas em nossa cultura. Os princípios estabelecidos por seu fundador fizeram a companhia crescer e hoje fazer parte de um grupo internacional. Eles seguem vivos na GOL e continuam transformando a aviação no Brasil.

Informações:

Constantino de Oliveira Júnior era um empresário brasileiro, fundador e primeiro CEO da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, companhia que ajudou a transformar o mercado de aviação comercial no Brasil ao introduzir o conceito de “baixo custo, baixa tarifa” no país.

Antes de fundar a GOL, atuou entre 1994 e 2000 como Diretor da Comporte Participações, grupo que controla diversas empresas de transporte terrestre de passageiros no Brasil. Em 2001, assumiu o cargo de Diretor-Presidente (CEO) da GOL, liderando o início das operações da companhia e sua rápida expansão no mercado nacional.

Em 2004, tornou-se membro do Conselho de Administração, acumulando essa função com a presidência executiva até 2012. Constantino Júnior deixou a função executiva e assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração da GOL, posição que ocupava até hoje. Além da atuação na GOL, Constantino era membro do Conselho de Administração e um dos fundadores do Grupo ABRA.

Ao longo de sua trajetória, recebeu diversos reconhecimentos por sua atuação executiva, entre eles: “Executivo de Valor” em 2001 e 2002, concedido pelo jornal Valor Econômico; “Executivo Líder” no setor de logística em 2003, pelo jornal Gazeta Mercantil; e, em 2008, foi nomeado “Executivo Ilustre” na categoria Transporte Aéreo pela premiação GALA (Galería Aeronáutica Latinoamericana), patrocinada pela IATA.

*Com informações da Agência Brasil

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.