Motoristas de SP já podem realizar o pagamento do IPVA 2025

Há um desconto de 3% para quem optar pelo pagamento à vista durante o mês de janeiro; contribuintes podem consultar o valor através do site da da Fazenda, onde devem informar o número do Renavam e a placa do veículo

  • Por da Redação
  • 04/01/2025 07h34 - Atualizado em 04/01/2025 09h27
  • BlueSky
EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Trânsito intenso de veículos nos dois sentidos da Avenida Prestes Maia Pagamentos podem ser realizados em caixas eletrônicos, aplicativos bancários, agências, casas lotéricas ou via Pix utilizando QR Code

Os proprietários de veículos em São Paulo já podem efetuar o pagamento do IPVA referente ao ano de 2025. Para aqueles que optarem pelo pagamento à vista durante o mês de janeiro, há um desconto de 3%. É importante lembrar que o IPVA é um imposto anual e a falta de pagamento pode resultar em multas. Para quem prefere parcelar, a primeira parcela deve ser quitada ainda em janeiro, com a possibilidade de dividir o valor em até cinco vezes. O calendário de vencimentos é organizado de acordo com o final da placa do veículo, e os pagamentos podem ser realizados em diversos locais, como caixas eletrônicos, aplicativos bancários, agências, casas lotéricas ou via Pix utilizando QR Code.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os contribuintes podem consultar o valor do IPVA acessando o site da Secretaria da Fazenda do estado, onde devem informar o número do Renavam e a placa do veículo. O calendário de pagamento para o IPVA 2025 é o seguinte: final 1 até 13 de janeiro, final 2 até 14 de janeiro, final 3 até 15 de janeiro, e assim por diante, até o final 0, que vence em 24 de janeiro. Para os veículos de carga, o pagamento do IPVA pode ser feito em até cinco parcelas, com vencimentos programados para os meses de março, maio, julho, agosto e setembro. O pagamento em cota única, sem desconto, deve ser realizado até 22 de abril. É fundamental estar atento aos prazos, pois atrasos no pagamento acarretam uma multa de 0,33% por dia, além de juros de mora.

Após um período de 60 dias, a multa totaliza 20% do valor do imposto. Os proprietários que não regularizarem suas pendências terão seus débitos inscritos na dívida ativa e enfrentarão dificuldades para licenciar seus veículos. A partir de 2 de janeiro, já é possível antecipar o licenciamento, que tem uma taxa de R$ 167,74. Para que o licenciamento seja realizado, o veículo deve estar regularizado em 2024 e não pode ter débitos pendentes. Veículos que utilizam gás natural precisam passar por uma inspeção anual de segurança veicular.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.