Movimento Nas Ruas entra com processo disciplinar no STJ contra desembargador Favreto

  • Por Jovem Pan
  • 08/07/2018 19h19 - Atualizado em 08/07/2018 19h33
Victor LaRegina / Jovem Pan Victor LaRegina / Jovem Pan Sobre possíveis manifestações, a líder do Nas Ruas garantiu que o boneco "pixuleco" será colocado na Avenida Paulista já nesta segunda-feira (9) se o ex-presidente for solto

Responsável por dois despachos favoráveis ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, em que solicita a imediata libertação do líder petista, o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), será alvo de um processo disciplinar no Superior Tribunal de Justiça. A ação será movida pelo Movimento Nas Ruas, como explica Carla Zambelli, uma das líderes do grupo. Segundo ela, a solicitação será pelo afastamento imediato do desembargador.

“Estamos entrando com essa reclamação mostrando que ele tem posições ideológicas e políticas firmes. A gente quer usar isso contra ele. Ele foi filiado ao PT por 19 anos e claramente tem envolvimento com o Lula. Vamos ficar de olho, não só nesse processo, mas também na conduta dele”, afirmou.

Carla revelou ainda que o grupo recebeu uma denúncia envolvendo Favreto: ele teria gritado com um delegado da Polícia Federal, tentando impôr sua decisão pela soltura de Lula. Inclusive, teria até ameaçado prender o agente caso sua demanda não fosse atendida.

Sobre possíveis manifestações, a líder do Nas Ruas garantiu que o boneco “pixuleco”, como ficou conhecido o inflável gigante com a fisionomia caricaturada de Lula, será colocado na Avenida Paulista já nesta segunda-feira (9) se o ex-presidente for solto. Porém, o grande evento deve ser mesmo o do dia 05 de agosto.

“Nesse dia, vamos pedir que as Forças Armadas verifiquem a questão da apuração das urnas eletrônicas. A gente tem muita desconfiança em relação a esse tipo de votação. Além disso, vamos nos manifestar contra o STF e todos esses desmandos que vêm acontecendo”, afirmou.

Dias toffoli

Carla criticou também a atuação da Segunda Turma do STF. Para ele, os ministros têm uma conduta parcial, em especial Dias Toffoli, que “está agindo como um advogado do PT”.

“Nossa preocupação é que a Cármen Lúcia deve assumir a Presidência da República nos próximos dias, em razão de viagem do temer. Nesse caso, quem assume no STF é o Toffoli. Então, precisamo ficar atentos à essa questão porque está se preparando todo um caminho, após a soltura do Dirceu, para que ele faça a mesmo com o lula”, finalizou ela.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.