MP identifica novos alvos de ataque do PCC: Coronel Telhada e secretário da Administração Penitenciária

  • Por Jovem Pan
  • 16/12/2018 10h43
Montagem/Reprodução Coronel Telhada comandou a Rota e Lourival é secretário de Administração Penitenciária

O Ministério Público descobriu que o Primeiro Comando da Capital (PCC) tem cinco alvos definidos em um plano de atentados contra autoridades de São Paulo. Entraram na lista o atual secretário da Administração Penitenciária (SAP), Lourival Gomes, e o deputado estadual Coronel Telhada (PP) – que atuou na tropa de choque da Polícia Militar.

Antes, o Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP já havia identificado possíveis esquemas para matar o ex-secretário da Segurança Pública de São Paulo Antonio Ferreira Pinto, o promotor em Presidente Prudente Lincoln Gakiya e o coordenador dos presídios na região oeste do estado, Roberto Medina.

Os novos alvos foram descobertos pelos promotores Sebastião José Penna Filho Brasil e Amauri Silveira Filho. Na sexta-feira (14), eles notificaram o procurador-geral de Justiça Gianpaolo Smanio. “Considerando a gravidade, levamos estes fatos ao conhecimento de vossa excelência, com a sugestão de que as autoridades nominadas sejam comunicadas.”

Escolta

Todas as autoridades citadas no documento do Ministério Público foram informadas sobre os planos da facção e estão sob escolta policial. A ordem para matar as autoridades seria uma represália à possível transferência do líder Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, para o sistema prisional federal. Ele está preso em Presidente Venceslau (SP).

Ferreira Pinto foi o primeiro alvo a ser escolado. O plano para matá-lo foi descoberto há quase um mês. No último dia 8, a polícia prendeu duas mulheres que estavam com mensagens codificadas do PCC. Elas visitariam presos na mesma seção da penitenciária onde está Marcola. O texto relatava preparativos para matar Medina e Gakiya.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.