MP investiga Lula por tráfico de influência internacional
O Ministério Público do Distrito Federal abriu investigação de Lula por tráfico de influência internacional. Os acordos teriam ocorrido entre 2011 e 2014, após o ex-presidente deixar o Palácio do Planalto. O núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República teria aberto o inquérito há cerca de uma semana.
De acordo com reportagem da revista Época, o petista continuou usando a influência e o prestígio político que adquiriu nos oito anos na presidência do país para favorecer grandes empreiteiras brasileiras em negociações com governos estrangeiros, entre eles países da América Latina e África. As obras bilionárias seriam financiadas com dinheiro do BNDES, presidido até hoje por Luciano Coutinho.
A principal parceira de Lula no esquema seria e a construtora Odebrecht, que conseguiu US$4,1 bilhões de financiamento da instituição em obras que incluem modernização de aeroportos e porto, rodovias e aquedutos em países alinhados com o PT. Apenas em 2014, a construtora recebeu US$848 milhões em operação de crédito como finalidade de seguir com empreendimentos no exterior, valor que corresponde a 42% do total de recursos distribuídos pelo BNDES.
A Odebrecht é uma das principais empresas envolvidas na Operação Lava Jato, que investiga o desvio de recursos públicos da Petrobras através de contratos superfaturados.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.