MP-SP investiga hospital acusado de ocultar mortes por coronavírus

Hospital Sancta Maggiore, pertencente a rede de planos de saúde Prevent Senior, não notificou o óbito de cinco pacientes

  • Por Carolina Fortes
  • 30/03/2020 15h39 - Atualizado em 30/03/2020 16h59
Vincent Bosson/Estadão Conteúdo Isso colocou em risco, inclusive, a vida de pessoas que tiveram contato próximo com as vítimas, sem saber que estavam infectadas pelo vírus

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) abriu uma portaria de procedimento investigatório criminal sobre a morte de cinco pacientes por coronavírus no Hospital Sancta Maggiore, pertencente a rede de planos de saúde para idosos Prevent Senior.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, “a inspeção epidemiológica no referido hospital constatou a existência de casos suspeitos de Covid-19 não-notificados na unidade, fato que teria impedido a vigilância sanitária de adotar as medidas necessárias”.

Isso colocou em risco, inclusive, a vida de pessoas que tiveram contato próximo com as vítimas, sem saber que estavam infectadas pelo vírus. “Só ficamos sabendo do caso após a morte. O protocolo correto inclui notificar os pacientes diagnosticados, para que possamos monitorar as pessoas que tiveram contato com eles”, disse o Secretário de Saúde Edson Aparecido.

O MP-SP pede, assim, que sejam apresentados, no prazo de 10 dias com advertências legais, a cópia do relatório de vistoria, instruído por fotografias, qualificação completa de todas as vítimas em que houve omissão da notificação compulsória, indicando o(s) seu(s) responsável (is), bem como cópia das certidões de óbito.

O pedido é direcionado à Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, ao Secretário Estadual e Municipal de Saúde e ao Hospital Sancta Maggiore.

Além disso, os delegados responsáveis pela região devem informar eventuais boletins de ocorrência envolvendo notificações de Covid-19 no local, bem como realizar diligências para obter qualificação completa dos pacientes e certidões de óbito das vítimas.

Os familiares das vítimas também devem ser informados sobre a instauração do procedimento na instituição de saúde e comunicados que serão intimados a prestarem depoimentos e auxiliarem na investigação.

Em contato com a Jovem Pan, o advogado Nelson Wilians, que representa a Prevent Senior, afirmou que a empresa não foi notificada sobre a investigação, mas irá contribuir com o Ministério Público. Veja a nota abaixo:

A Prevent Senior não foi notificada sobre o procedimento, mas prestará todas as informações que vierem a ser requisitadas pelo Ministério Público.

A operadora acredita que as investigações serão uma excelente oportunidade para esclarecer inverdades pronunciadas pelo secretário municipal da Saúde nas últimas semanas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.