MP pede que prefeitura de SP feche viadutos e pontes em ‘grave risco’

  • Por Jovem Pan
  • 13/03/2019 09h16 - Atualizado em 13/03/2019 09h17
Estadão Conteúdo Viaduto da Marginal Pinheiros cedeu cerca de dois metros em novembro do ano passado

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu nesta terça-feira (12) o fechamento de todas as pontes e viadutos da capital paulista que estejam em situação de “grave risco”. A. estruturas poderão ser liberadas depois que a prefeitura apresentar documentos que atestem suas seguranças.

“Pleiteia-se que o município adote providências imediatas para garantia da segurança da população, consistentes nas readequações de tráfego que se fizerem necessárias, para que quaisquer veículos sejam impedidos ou restringidos de trafegar sobre pontes e viadutos já inspecionados pelo município, em relação aos quais foi constatada situação de grave risco, confirmada pelo setor técnico do Ministério Público”, disse o órgão na ação pública.

Segundo o MP, a prefeitura estava ciente da gravidade dos riscos que envolvem o tráfego nessas pontes e viadutos. No entanto, mesmo tendo recebido recomendação expressas, deixou de adotar providências.

A prefeitura de São Paulo disse que ainda não foi notificada sobre a ação impetrada pelo Ministério Público do Estado. A gestão municipal informou que, em fevereiro, foram contratadoss, de forma emergencial, laudos estruturais nas pontes Casa Verde, Jânio Quadros, Bandeiras, Freguesia do Ó, Cruzeiro do Sul, Tatuapé, Ponte Dutra – acesso Expressa, Ponte Dutra – acesso Marginal, Eusébio Matoso, Cidade Universitária, Cidade Jardim e os viadutos Gazeta do Ipiranga, Grande São Paulo, General Olímpio da Silveira, Miguel Mofarrej e Carlos Ferraci.

Viaduto cedeu em novembro

Em novembro do ano passado, uma parte do viaduto da Marginal Pinheiros cedeu cerca de dois metros. O acidente não deixou feridos, mas danificou cinco carros.

Segundo o prefeito Bruno Covas (PSDB), a estrutura será reaberta para veículos leves no próximo dia 18. Inicialmente, o previsto era que fosse reaberto apenas em 15 de maio.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.