MP-RJ instaura inquérito para apurar suspeita de improbidade de Crivella em benefício de grupo de taxistas

  • Por Jovem Pan
  • 24/10/2018 13h56
Tomaz Silva/Agência Brasil Marcelo Crivella O órgão afirma que a Prefeitura do Rio, com aporte de recursos públicos, criou vantagem competitiva artificial para um grupo de taxistas

O Ministério Público do Rio de Janeiro instaurou na última quinta-feira (18) um inquérito civil para apurar se o prefeito da capital, Marcelo Crivella, praticou ato de improbidade administrativa. O MPRJ também quer investigar a conduta do Iplanrio (Empresa Municipal de Informática e Planejamento). O inquérito foi instaurado por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Cidadania.

O órgão afirma que a Prefeitura do Rio, com aporte de recursos públicos, criou vantagem competitiva artificial para um grupo de taxistas que estão cadastrados na plataforma digital Taxi.Rio. O feito causaria graves prejuízos ao erário.

O Iplanrio, de acordo com o MP, seria o responsável pela criação e gerenciamento da plataforma. Além do pagamento de subsídio aos taxistas, a manobra investigada pelo MPRJ concederia benefício aos cadastrados na plataforma, o que compreenderia a utilização indevida de dados se usuários do transporte privado para aprimorar o funcionamento da Taxi.Rio e convidar mais taxistas para ingressarem no aplicativo.

O Ministério Público Estadual quer apurar se as informações que deveriam servir para auxiliar o planejamento e mobilidade urbana e para acompanhar e fiscalizar o serviço, na verdade, estavam sendo utilizadas para o favorecimento dos profissionais que prestam serviço à plataforma.

De acordo com as investigações, o município utilizava dinheiro público para favorecer um grupo de taxistas em desvantagem a profissionais que realizam a mesma atividade, além dos motoristas particulares.

As verbas que são destinadas à plataforma Taxi. Rio seriam provenientes do Fundo Especial de Ordem Pública. Este fundo vem da arrecadação com multas de trânsito e valores pagos pelos aplicativos de transporte concorrentes.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.