MPF investiga Collor, Itamar, FHC e Lula por “apropriação indevida de bens”
O Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar os últimos quatro presidentes da República. As autoridades suspeitam de apropriação indevida de bens públicos por Fernando Collor, Itamar Franco, FHC e Lula.
Os ex-presidentes teriam cometido as irregularidades enquanto ocupavam o principal posto no Palácio do Planalto. Os políticos terão pouco mais de um mês para se defender das acusações.
A desconfiança é de que os ex-mandatários tenham levado objetos entregues por estados estrangeiros em encontros diplomáticos. A ação foi aberta inicialmente contra Lula, e os advogados dele se apegam na legislação para defendê-lo de qualquer mal entendido.
Segundo a defesa de Lula, os outros ex-presidentes também levaram objetos que ganharam em seus mandatos e, por isso, pediu o arquivamento da ação. No entanto, os procuradores estenderam a investigação A Collor, Itamar Franco e FHC, que exerceram seus mandatos após 1991, quando a lei dos arquivos foi editada.
O Instituto de Fernando Henrique Cardoso, o iFHC, disse desconhecer a ação e afirmou que o ex-presidente seguiu as regras estabelecidas na lei de acervos presidenciais.
*Informações do jornal Folha de S. Paulo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.