Mulheres são maioria no eleitorado; número de jovens eleitores cai
As mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro e o número de jovens entre 16 e 17 anos aptos a votar caiu. De acordo com o TSE, cerca de 142,8 milhões de brasileiros poderão escolher presidente, governador, senador e deputados federal e estadual.
O maior colégio eleitoral continua sendo o estado de São Paulo, com quase 32 milhões e o sudeste responde por 43,44% do eleitorado. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Tóffoli, apontou que a população está envelhecendo e ressalta a maioria de eleitoras mulheres.
*Ouça os detalhes no áudio
O contingente de jovens entre 16 e 17 anos que votará nas próximas eleições caiu de 2,4 milhões em 2010, para um 1,6 milhão agora.
O consultor político, Gaudêncio Torquato, disse a Anderson Costa que, além da questão demográfica, há um distanciamento da juventude em relação à política.
De acordo com o TSE, houve um aumento de 5,17% no tamanho do eleitorado brasileiro em relação a 2010. Houve também crescimento de mais de 70% no número de eleitores que irão votar para presidente, mas que moram no exterior.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.