Na capital paulista, centenas de pessoas protestam contra decisão do STF
Diversos manifestantes foram às ruas neste domingo (17) para protestar contra a decisão do Supremo Tribunal Federal que imputou à Justiça Eleitoral o julgamento de processos da Operação Lava Jato envolvendo crimes comuns e caixa dois.
Na capital paulista, centenas de pessoas se reuniram em frente ao vão livre do MASP por volta das 13h30, mas o número de manifestantes era pequeno ao que se previa.
Faça chuva ou faça sol, o MBL na Paulista mais uma vez para lutar por Justiça! pic.twitter.com/qn6q5y4thV
— Mov. Brasil Livre (@MBLivre) March 17, 2019
São Paulo: manifestantes deixam vão livre do MASP e caminham pela Avenida Paulista sentido Paraíso. pic.twitter.com/iwGqPYQC4c
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) March 17, 2019
No mesmo horário, a chuva atingiu a região, o que pode ter dispersado muitos dos manifestantes que haviam confirmado presença em eventos nas redes sociais.
À reportagem da Jovem Pan, os organizadores da manifestação admitiram que não era esperado um número excessivo de participantes.
Um dos membros fundadores do MBL (Movimento Brasil Livre), Pedro D'Eyrot, fala sobre as manifestações contra o STF. pic.twitter.com/FqOR7LortM
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) March 17, 2019
Manifestações pelo País
Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela competência da Justiça Eleitoral para julgar processos da Operação Lava Jato envolvendo crimes comuns e caixa dois. A decisão trouxe consigo as críticas de políticos e da sociedade aos ministros da Corte. Nome importante a se manifestar contrário à decisão foi o próprio presidente Jair Bolsonaro.
Motivados por políticos e pela própria decisão do STF, movimentos de direita convocaram manifestações contra os ministros da Corte e em defesa da Lava Jato neste domingo (17). Segundo descrições de eventos no Facebook, a decisão foi uma forma “covarde” de se acabar com a Lava Jato.
Os atos foram convocados em diversas cidades do País. O MBL (Movimento Brasil Livre) é o que mais infla o pedido para que a população vá às ruas. O movimento convocou manifestações em 19 Estados e no Distrito Federal. São eles: Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
Os movimentos Vem Pra Rua, Nas Ruas, Direita Cascavel, Endireita Fortaleza, Direita Zona Norte Rio de Janeiro e Vem pra Rua Floripa endossam a convocação.
Domingo de manifestações
Por volta do meio-dia deste domingo (17), já havia relatos de manifestações no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Recife, Belo Horizonte e Campinas (SP).
Outras cidades como a capital paulista também realizaram protestos pelo País durante a tarde.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.