Na ONU, Bolsonaro critica Mais Médicos e apresenta ‘novo Brasil’, livre do socialismo

  • Por Jovem Pan
  • 24/09/2019 11h34 - Atualizado em 24/09/2019 12h12
EFE Presidente disse que havia aliança para transformar a América Latina em socialista

Em seu discurso de abertura na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) apresentou o que chamou de “novo Brasil”. De acordo com ele, o país estava sob ameaça do socialismo e, agora, sob seu governo, trabalha para afastar a corrupção, a violência, realinhar valores e “reconquistar a confiança do mundo.”

“Apresento aos senhores um novo Brasil, que ressurge depois de estar à beira do socialismo. Um Brasil que está sendo reconstruído a partir dos anseios e dos ideais de seu povo”, começou. “No meu governo, o Brasil vem trabalhando para reconquistar a confiança do mundo, diminuindo o desemprego, a violência e o risco para os negócios, por meio da desburocratização, da desregulamentação e, em especial, pelo exemplo.”

Meu país esteve muito próximo do socialismo, o que nos colocou em uma situação de corrupção generalizada, de grave recessão econômica, altas taxas de criminalidade e de ataques ininterruptos aos valores familiares e religiosos que formam nossas tradições”, continuou o presidente, citando o Mais Médicos, assinado durante o governo da ex-presidente Dilma Roussef, como exemplo.

Ele disse que o programa foi implementado “entre o governo petista e a ditadura cubana” e que tinha como objetivo “financiar a ditadura cubana” com “trabalho escravo”. Segundo ele, os médicos cubanos foram impedidos de trazerem suas famílias ao Brasil, além de terem seu direito de ir e vir cerceados e não receberem seus salários integralmente, tudo com o aval “de entidades dos direitos humanos do Brasil e da ONU”.

O presidente ressaltou que o programa foi finalizado em seu governo. “Os [médicos] que decidirem ficar [no Brasil] devem se submeter à qualificação médica. Deste modo, nosso país deixou de contribuir para a ditadura cubana enviando US$ 300 milhões por ano”, comemorou.

Segundo Bolsonaro, há, desde 1990, uma “organização criminosa”, o Foro de São Paulo, “criada por Fidel Castro, Lula e Hugo Chávez para difundir e implementar o socialismo na América Latina”, que “ainda continua vivo e tem que ser combatido” e, por isso, o Brasil está “adotando políticas que nos aproximem de países outros que se desenvolveram e consolidaram suas democracias.”

Moro

Bolsonaro também fez elogios ao ex-juiz federal e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a quem chamou de “símbolo” do Brasil. Bolsonaro ressaltou que Moro julgou e puniu, com seu “patriotismo, perseverança e coragem”, “presidentes socialistas” que lhe antecederam e “desviaram centenas de bilhões de dólares comprando parte da mídia e do parlamento, tudo por um projeto de poder absoluto.”

“Esses presidentes também transferiram boa parte desses recursos para outros países, com a finalidade de promover e implementar projetos semelhantes em toda a região. Essa fonte de recursos secou”, completou.

Venezuela

Para exemplificar o que chamou de “plano para implementar o socialismo na América Latina”, o presidente citou a Venezuela, local no qual acredita que o socialismo “deu certo”, já que todos estão ficando “pobres e sem liberdade”. Ele afirmou que o país está acolhendo refugiados da ditadura de Nicolás Maduro e que trabalha, com outros países, para restabelecer a democracia no país vizinho.

“O Brasil também sente os impactos da ditadura venezuelana. Dos mais de 4 milhões que fugiram do país, uma parte migrou para o Brasil, fugindo da fome e da violência. Temos feito a nossa parte para ajudá-los, através da Operação Acolhida, realizada pelo Exército Brasileiro e elogiada mundialmente. Trabalhamos com outros países, entre eles os EUA, para que a democracia seja restabelecida na Venezuela, mas também nos empenhamos duramente para que outros países da América do Sul não experimentem esse nefasto regime”, disse.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.